Notícias

Dirigentes da Secretaria de C&T e da FAP do Distrito Federal visitam a FAPESP

Dirigentes da Secretaria de C&T e da FAP do Distrito Federal visitam a FAPESP Em reunião na FAPESP, representantes da FAP e da Secretaria de C&T do Distrito Federal buscam parcerias em programas de interesse que possam servir de modelo para a comunidade cientí­fica no Estado (foto: T. Romero)

Por Thiago Romero

Agência FAPESP - Para conhecer a sistemática de gestão dos principais programas e formas de apoio a pesquisa da FAPESP, uma comitiva formada por dirigentes da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Distrito Federal (FAP-DF) esteve na tarde desta quinta-feira (8/2) na sede da Fundação paulista.

O objetivo foi identificar programas e modalidades de apoio oferecidas pela FAPESP que possam servir de modelo para a capital federal. Entre os exemplos levantados estavam o Programa Inovação Tecnológica em Pequenas Empresas (Pipe), que apóia pesquisas inovadoras com alto potencial de retorno comercial ou social, e o Programa de Pesquisa em Políticas Públicas, que financia estudos que buscam aproximar o sistema de ciência e tecnologia paulista da sociedade.

De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas, um dos resultados da reunião será a elaboração de um documento com programas modelo da FAPESP, que será apresentado à comunidade acadêmica e ao setor produtivo de Brasília, de modo a otimizar recursos das pesquisas para atender a demandas tanto das universidades quanto das empresas.

"É nítido o destaque que a FAPESP tem nos cenários nacional e internacional no que se refere ao apoio às atividades de pesquisas científicas e tecnológicas. Como o governo federal sinaliza maiores investimentos nessa área, o caminho natural foi aprender com quem entende do assunto", disse Lucas, à Agência FAPESP.

"Estamos satisfeitos com essa aproximação uma vez que, além de buscar parcerias, podemos conhecer as razões desse diferencial que se dá justamente pela autonomia da gestão financeira", afirmou.

Carlos Vogt, presidente da FAPESP, destacou que o encontro marca o início de uma cooperação de grande importância. "Essa reunião representa a possibilidade de consolidação de mais uma fundação de amparo à pesquisa no país. Desse modo, estamos contribuindo para expandir o modelo de agências de fomento regionais", disse.

A necessidade da continuidade nos repasses dos recursos voltados à ciência e tecnologia foi destacado por Maria Amélia Teles, diretora-presidente da FAP-DF. "Não adianta termos um orçamento de R$ 180 milhões, por exemplo, sem que haja garantia no repasse mensal desses recursos. Nesse caso, pode ser mais interessante um orçamento regular de R$ 80 milhões para podermos planejar a continuidade dos nossos projetos de pesquisa", afirmou.

Para Maria Amélia, por meio de futuras parcerias com a FAPESP será possível "repensar o desempenho profissional, a metodologia de trabalho e as potencialidades de inovação da FAP-DF".

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal foi criada em 4 de novembro de 1992 e está vinculada à Secretaria Estadual da Ciência e da Tecnologia desde 2003.

Também estiveram presentes ao encontro na sede da FAPESP Kátia Bueno, diretora de Apoio Operacional da FAP-DF, Solange Braga, diretora de Inovação e Capacitação Tecnológica da FAP-DF, Luis Campaci, subsecretário da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia do DF, José Caricatti, diretor da Fundação Conrado Wessel, Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, e Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente da FAPESP.

 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 08/02/2007