Notícias

Novas Fronteiras abre inscrições

Novas Fronteiras abre inscrições Modalidade apóia a realização de estágios de longa duração em centros de excelência no exterior

Começa na segunda-feira (12/3) o prazo de inscrições para a modalidade Novas Fronteiras para bolsas no exterior. O objetivo é apoiar a realização de estágios de longa duração em centros de excelência no exterior, em áreas de pesquisa ainda não bem implantadas no Estado de São Paulo.

Podem participar pesquisadores que tenham obtido seu doutorado há não mais de dez anos e que tenham firme vínculo empregatício com instituição de pesquisa do Estado de São Paulo. As inscrições vão até 30 de abril.

O apoio se dará na forma da concessão de até 20 bolsas de pesquisa no exterior por ano, com duração improrrogável de 12 meses. Essas bolsas, que contarão com apoio financeiro complementar para cônjuge e filhos, poderão ser complementadas por outras modalidades de apoio eventualmente obtidas pelo bolsista junto a agências e instituições estrangeiras.

As solicitações serão recebidas e submetidas à análise comparativa. Nessa análise, serão critérios decisivos o grau de excelência do projeto de pesquisa do candidato, a relevância da implantação da área de pesquisa no Estado de São Paulo, o grau de excelência do centro em que se realizará o estágio na área em questão e o histórico científico e acadêmico do candidato.

A FAPESP utilizará, como critério importante para a avaliação do sucesso do apoio a um pesquisador nesse programa, o fato de, após a realização do estágio, ser aprovado por alguma agência de fomento, projeto de pesquisa diretamente resultante do estágio realizado.

Mais informações: www.fapesp.br/novasfronteiras