Publicações da FAPESP

Brasil líder mundial em conhecimento e tecnologia de cana e etanol - A contribuição da FAPESP (livro em pdf) English version

Brasil líder mundial em conhecimento e tecnologia de cana e etanol - A contribuição da FAPESP (livro em pdf)

O Brasil é o maior produtor de etanol de cana-de-açúcar do mundo e ocupa posição de liderança na tecnologia de sua produção. Os avanços tecnológicos permitem que a produtividade seja destacada e os custos de produção bem inferiores aos dos concorrentes internacionais.

Essa liderança e competitividade deve-se ao longo trabalho de muitos anos feito por pesquisadores em instituições de ensino e pesquisa e em empresas privadas, que resultou em valiosa bagagem de conhecimento e de tecnologia sobre a cana, seus derivados e sobre o processo de fabricação do etanol de cana.

As pesquisas trataram de temas diversos, como o melhoramento genético da planta, combate a pragas, técnicas agrícolas e de colheita, impactos da cultura no meio ambiente, e tecnologias de fabricação do etanol, incluindo-se a hidrólise e fermentação.

Manter a liderança e a competitividade no momento em que o mundo descobre o bioetanol como uma alternativa energética e muitos países investem maciçamente na tecnologia de sua produção, a partir principalmente de celulose, exige mais esforço brasileiro em pesquisa.

A publicação Brasil líder mundial em conhecimento e tecnologia de cana e etanol – A contribuição da FAPESP reúne informações sobre projetos de pesquisa em cana-de-açúcar, etanol e outros produtos industriais apoiados pela FAPESP nos últimos dez anos. 

Download do livro em PDF: em português  |  em inglês


Seleção de reportagens sobre cana, derivados de cana e etanol publicadas na revista Pesquisa FAPESP (capítulo 5 da publicação Brasil líder mundial em conhecimento e tecnologia de cana e etanol)