Notícias

FAPESP na Secretaria de Ensino Superior

FAPESP na Secretaria de Ensino Superior Governador decreta transferência da vinculação da Secretaria de Desenvolvimento para a Secretaria de Ensino Superior

Agência FAPESP - O governador do Estado de São Paulo, José Serra, decretou a transferência da vinculação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) da Secretaria de Desenvolvimento para a Secretaria de Ensino Superior.

A transferência é o objeto do artigo 1º do Decreto nº 52.086, de 23 de agosto de 2007, publicado no Diário Oficial de São Paulo de 24 de agosto. As secretarias de Economia e Planejamento e da Fazenda providenciarão, em seus respectivos âmbitos de atuação, os atos necessários ao cumprimento do decreto.

"O fato de estarem as três universidades paulistas e a FAPESP dentro da Secretaria Estadual de Ensino Superior de um lado se inscreve na tradição do relacionamento histórico e fundamental entre essas instituições no Estado de São Paulo. De outro, reforça o papel das instituições dentro da autonomia que lhes é própria. Trata-se de um reencontro que se dá sobre a égide de um signo feliz", disse Carlos Vogt, secretário de Estado de Ensino Superior, destacando ainda "a importância do sistema paulista de ciência e tecnologia e de todas as instituições de ensino superior e pesquisa, que o integram de maneira a contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado de São Paulo e do país".

"As universidades de Campinas (Unicamp), Paulista (Unesp) e de São Paulo (USP) são responsáveis pela maior parte da produção do conhecimento científico e tecnológico no Estado e no Brasil e é importante destacar que nenhum dos programas dessas instituições sofrerá perda de continuidade. A Secretaria de Ensino Superior terá como uma de suas missões contribuir para o pleno exercício dos objetivos das universidades paulistas e da FAPESP", afirmou Vogt, que antes de ser nomeado secretário era presidente da FAPESP, cargo que ocupou desde 2002.

Na mesma edição do Diário Oficial de São Paulo, o Decreto nº 52.085 dispôs sobre a transferência da vinculação da Fundação Memorial da América Latina da Secretaria de Ensino Superior para a Secretaria de Relações Institucionais.

 


Página atualizada em 03/04/2009 - Publicada em 24/08/2007