Notícias

Presidência da FAPESP tem candidatos

Presidência da FAPESP tem candidatos Membros do Conselho Superior definem lista tríplice para cargo máximo da Fundação. Governador José Serra escolherá o novo presidente

Agência FAPESP - Os candidatos para o cargo de presidente do Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), que automaticamente também será o presidente da Fundação, foram definidos nesta quarta-feira (29/8). Em reunião, os membros do conselho escolheram os nomes da lista tríplice.

A lista foi entregue por Marcos Macari, presidente em exercício da FAPESP, a Carlos Vogt, secretário de Ensino Superior, que a encaminhou ao governador José Serra.

No primeiro escrutínio foram registrados 12 votos para Celso Lafer. Na segunda rodada foram escolhidos José Arana Varela, com 12 votos, e José Tadeu Jorge, com 11.

Lafer é professor titular da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e um dos integrantes do comitê consultivo da Organização Mundial do Comércio (OMC). Foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, além de embaixador do Brasil junto à OMC e junto à Organização das Nações Unidas.

Varela é professor titular do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, em Araraquara. Foi diretor da Associação Brasileira de Cerâmica, da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais e da Sociedade Brasileira de Materiais.

Tadeu Jorge é reitor da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professor titular da Faculdade de Engenharia Agrícola, da mesma universidade. Foi pró-reitor de desenvolvimento universitário e diretor executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp e diretor técnico da Fundação de Desenvolvimento Tecnológico.

No dia 14, Carlos Vogt deixou a presidência da FAPESP, quando terminou seu mandato no Conselho Superior. A convite do governador José Serra, Vogt assumiu a Secretaria de Ensino Superior.

 


Página atualizada em 02/02/2009 - Publicada em 30/08/2007