Notícias

Celso Lafer toma posse na FAPESP

Celso Lafer toma posse na FAPESP Novo presidente destaca a importância da Fundação no desenvolvimento da pesquisa no paáís e da comunicação entre a cultura humaní­stica e a cultura científica (foto: Edu Cesar)

Agência FAPESP - Celso Lafer tomou posse na quarta-feira (26/9) como presidente da FAPESP, em cerimônia realizada na sede da Fundação, na capital paulista. O professor titular do Departamento de Filosofia e Teoria Geral do Direito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) foi nomeado pelo governador José Serra para um mandato de três anos.

Além do governador, estiveram presentes à cerimônia Gilberto Kassab, prefeito de São Paulo, José Carlos Vaz de Lima, deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa, Carlos Vogt, secretário do Ensino Superior e ex-presidente da FAPESP, Alberto Goldman, vice-governador e secretário de Desenvolvimento e Aloysio Nunes Ferreira Filho, secretário da Casa Civil, entre outras autoridades.

De acordo com o crítico e ensaísta Antonio Candido de Mello e Souza, também presente, do qual foram alunos tanto Lafer como Vogt, a excelência da FAPESP se reflete nos nomes escolhidos para presidir a instituição.

"O professor Celso Lafer é um dos maiores intelectuais brasileiros e um homem com um profundo senso do serviço público. Com essa qualidade e com sua competência científica, ele é um nome ideal para a Fundação", disse à Agência FAPESP.

Em seu discurso de posse, Lafer enfatizou a importância da Fundação paulista na comunicação entre a cultura literária e humanística e a cultura científica. "Um dos extraordinários méritos da FAPESP, desde a sua criação, é ser o locus por excelência do encontro das duas culturas. Com efeito, o seu objeto de trabalho é o avanço, com rigor, do conhecimento em todas as áreas: ciência, tecnologia, artes, literatura, filosofia, ciências humanas", disse.

José Serra ressaltou que o mandato do lingüista e poeta Vogt expressa de forma destacada a ponte entre as duas culturas. Para ele, o perfil de Lafer, "que compatibiliza vivência intelectual e uma notável visão prática do mundo", é o ideal para dar continuidade às conquistas da instituição e enfrentar novos desafios.

"Um importante desafio para a FAPESP, com base em sua autonomia e experiência, é o de, simultaneamente, enfatizar a pesquisa básica, que constrói o futuro explorando e desenvolvendo possibilidades, e a pesquisa aplicada, que deve ter, cada vez mais, impacto social e econômico", disse o governador.

Kassab ressaltou que a escolha do novo presidente é coerente com a importância dada pelo governador ao conhecimento e à educação. "A nomeação de Celso Lafer não poderia ser mais feliz, por seu currículo, por sua experiência, por seu preparo e por sua biografia. A FAPESP, ao longo da história do país, tem estado presente em todos os grandes momentos da pesquisa e ele dará continuidade a essa excelência", disse.

O novo presidente destacou ainda o papel da Agência FAPESP e da revista Pesquisa FAPESP na promoção do acesso à multiplicidade de conhecimentos que envolvem a instituição. "Os dois veículos dão uma significativa contribuição para conscientizar a opinião pública do relevante e indispensável nexo entre as áreas do conhecimento no mundo contemporâneo", disse.

Segundo Lafer, a chave da qualidade e do bom funcionamento da FAPESP está alicerçada em três fatores: a autonomia, o repasse de recursos realizado com pontualidade pelo Poder Executivo e a interação constante e em rede da Fundação com a comunidade acadêmica.

"É essa interação que sustenta a qualidade que caracteriza o exercício da autonomia da FAPESP, que é feito com todo o rigor dos melhores padrões do conhecimento. É com esse rigor e seriedade que a Fundação executa o seu orçamento e que tem feito o sucesso da pesquisa em São Paulo ? sucesso de inquestionável irradiação nacional e internacional", afirmou.

Lafer foi ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (1999) e ministro das Relações Exteriores em duas ocasiões, em 1992 e de 2001 a 2002, além de embaixador do Brasil junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e embaixador do Brasil junto à Organização das Nações Unidas, de 1995 a 1998.

Doutor honoris causa da Universidade de Buenos Aires (2001) e da Universidade Nacional de Córdoba (2002), na Argentina, recebeu, em 2001, o Prêmio Moinho Santista na área de Relações Internacionais. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, eleito em 2004, e da Academia Brasileira de Letras, eleito em 2006.

O discurso de posse de Celso Lafer na presidência da FAPESP pode ser lido em: www.fapesp.br/publicacoes/lafer_discursoposse1.pdf



 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 26/09/2007