Notícias

Diretor-presidente da FAPESP recebe Ordem Nacional do Mérito Científico

Diretor-presidente da FAPESP recebe Ordem Nacional do Mérito Científico Presidente da República entrega Ordem Nacional do Mérito Científico. Ricardo Renzo Brentani (foto), diretor-presidente da FAPESP, e Vahan Agopyan, diretor-presidente do IPT e conselheiro da FAPESP, estão entre os agraciados

Agência FAPESP - O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, entregou nesta quarta-feira (10/10), no Palácio do Planalto, insígnias e diplomas às personalidades agraciadas com a Ordem Nacional do Mérito Científico.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Instituto Butantan receberam a Medalha Nacional do Mérito Científico por se destacarem, segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), na realização de trabalho e prestação de serviço relevante para o desenvolvimento científico e tecnológico do país em 2005 e 2006.

Foram 35 agraciados na classe da Grã-Cruz e 60 na classe Comendador. Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente da FAPESP e do Hospital do Câncer - A.C. Camargo, foi admitido na classe da Grã-Cruz.

Vahan Agopyan, diretor-presidente do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) e membro do conselho superior da FAPESP, foi admitido na classe Comendador, assim como Paula Montero, coordenadora adjunta de Ciências Humanas e Sociais da FAPESP e diretora do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap).

Jorge Almeida Guimarães, presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Marco Antonio Zago, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Cnpq), e Jorge Kalil Filho, diretor do Laboratório de Imunologia do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), também foram agraciados na classe da Grã-Cruz.

Outros admitidos na classe Grã-Cruz foram Henrique Toma, professor titular do Instituto de Química da USP, Sergio Danilo Pena, do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Minas Gerais, Rogério César Cerqueira Leite, professor emérito da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), e Regina Weinberg, da Vitae Apoio à Cultura, Educação e Promoção Social.

Na classe de Comendador foram agraciados, entre outros, os professores Bertha Becker (Universidade Federal do Rio de Janeiro ? UFRJ), Carlos Menck (USP), Edgar Dutra Zanotto (Universidade Federal de São Carlos), Ivano Gutz (USP), Lynaldo Cavalcanti de Albuquerque (Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica), Luiz Eugênio Mello (Universidade Federal de São Paulo), Peter Fry (UFRJ), Sérgio Verjovski-Almeida (USP), Vanderlei Bagnato (USP) e Wilson Suzigan (Unicamp).


Concessão por decreto

A Ordem Nacional do Mérito Científico foi instituída em 1993 por decreto do presidente da República e destina-se a premiar personalidades nacionais e estrangeiras que se destacam na área científica e tecnológica.

O presidente é o grão-mestre da Ordem e o ministro da Ciência e Tecnologia, o chanceler. O Decreto nº 4.115, de 6 de fevereiro de 2002, dispôs sobre a Ordem e estabeleceu duas classes: Grã-Cruz, com 200 vagas, e Comendador, com 500.

A Academia Brasileira de Ciências é responsável pelas atividades administrativas da Ordem, de acordo com convênio firmado com o MCT. A indicação dos nomes é feita por instituições e autoridades ligadas à área de ciência e tecnologia.

A Ordem dispõe de uma comissão técnica incumbida de apreciar o mérito de cada proposta de nome para admissão ou promoção. A admissão e promoção de membro da Ordem bem como a concessão da Medalha Nacional do Mérito Científico são feitas em decretos do presidente da República.

Mais informações e lista de todos os agraciados pela Ordem: www.onmc-mct.org.br



 


Página atualizada em 05/02/2009 - Publicada em 11/10/2007