Bolsas no Exterior

Projeto de pesquisa - Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE) e Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

Bolsa de Pesquisa no Exterior (BPE)

O Projeto de Pesquisa deve demonstrar claramente os desafios científicos ou técnicos a serem superados pela pesquisa proposta, os meios e métodos para isso e a relevância dos resultados esperados para o avanço do conhecimento na área.

Formatação

Para facilitar a leitura pelos revisores, o texto deve ser redigido com espaçamento entre linhas de 1,5, fonte equivalente a Times New Roman ou Arial 12 e margens de 3 cm à esquerda e 1,5 cm à direita. As figuras e tabelas, se houver, devem ter uma legenda explicativa e devem ser numeradas para serem referenciadas no texto.

Organização do projeto de pesquisa

a) Esta é apenas e tão somente uma recomendação – a aderência a ela não garante a aprovação do projeto.

b) Solicita-se a leitura do formulário para parecer de assessoria científica, disponível em www.fapesp.br/595, o qual esclarece quais pontos serão analisados pela assessoria consultada pela FAPESP.

c) Recomenda-se que o projeto seja estruturado conforme roteiro a seguir, utilizando os títulos listados abaixo como títulos de seções e com os itens de 1 a 7 ocupando no máximo 20 páginas.

Roteiro sugerido

1) Folhas de rosto, contendo título do projeto de pesquisa proposto, nome do Pesquisador Responsável, nome do pesquisador anfitrião, nome da Instituição onde será realizado o estágio e resumo de 20 linhas.

2) Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;

3) Objetivos;

4) Plano de trabalho e cronograma de sua execução;

5) Material e métodos;

6) Forma de análise dos resultados;

7) Bibliografia.

Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE)

O projeto de pesquisa deve ser apresentado de maneira clara e resumida, ocupando no máximo 10 páginas digitadas em espaço duplo.

Deve compreender:

• Resumo (máximo 20 linhas);
• Introdução e justificativa, com síntese da bibliografia fundamental;
• Objetivos;
• Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
• Material e métodos;
• Forma de análise dos resultados.