Notícias

FAPESP e Microsoft Research divulgam propostas selecionadas

FAPESP e Microsoft Research divulgam propostas selecionadas Brito Cruz, Levy, Lafer e Puente no anúncio das propostas selecionadas na chamada FAPESP-Microsoft Research
(foto: Karin Fusaro)

Agência FAPESP - A FAPESP e a Microsoft Research anunciaram, nesta terça-feira (13/11), na sede da Fundação paulista, os cinco projetos contemplados na primeira chamada de projetos de pesquisa do Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI, lançado em abril de 2007.

Será investido R$ 1 milhão em um ano em estudos de aplicação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas áreas de saúde, educação, inclusão digital, agricultura e governo eletrônico. Os cinco trabalhos aprovados, de 20 propostas apresentadas, são de grupos de pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O processo de seleção teve pelo menos dois pareceres de assessoria para cada proposta, incluindo assessores de centros de pesquisa estrangeiros. A previsão é que os projetos aprovados recebam R$ 1,6 milhão em cinco anos. A segunda chamada deverá ser lançada no primeiro semestre de 2008.

"Esta solenidade é extremamente significativa por que representa o empenho de cooperação entre a FAPESP e a Microsoft Research na seleção de projetos em engenharia e ciência da computação que, ao mesmo tempo, farão avançar o conhecimento científico e tecnológico e também poderão ter aplicações práticas em benefício da sociedade", disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.

Michel Levy, presidente da Microsoft Brasil, destacou a importância da capacidade de pesquisa instalada no Estado de São Paulo. "Pesquisa, inovação e crescimento econômico têm correlação direta, uma vez que os investimentos em capital humano geram inovação que, por sua vez, gera desenvolvimento social", disse.


Investimentos, parcerias e talento

Também presente à cerimônia de assinatura dos termos de outorga dos projetos, Jaime Puente, gerente de programas de pesquisas externas para a América Latina da Microsoft Research, ressaltou que o sucesso dos empreendimentos de inovação exige o alinhamento de diversos fatores, entre eles investimentos, parcerias e talento.

"Com a finalidade de atrair as melhores e mais brilhantes pesquisas em tecnologias da informação e comunicação criamos o Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI. A intenção é investir em estudos de ponta que localizem e solucionem questões de relevância socioeconômica", explicou.

Segundo ele, para a formação de massa crítica no setor nos países da América Latina também foi criado recentemente outro instituto virtual que aproximará pesquisadores em torno de problemas pertinentes à região. Trata-se da Federação de Pesquisas Colaborativas em TIC da América Latina e Caribe, que envolve diversas universidades públicas e privadas e agências de fomento governamentais, além da Microsoft Research, do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Organização dos Estados Americanos (OEA).

Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP, destacou que os cinco primeiros projetos aprovados foram concebidos para estudar questões locais, no Estado de São Paulo, mas que o conhecimento gerado deverá ter relevância mundial.

"Nada impede um cientista de produzir conhecimentos específicos que possam interessar a pessoas de outras partes do mundo. O estudo de problemas locais para a produção de conclusões gerais é um dos grandes desafios da comunidade acadêmica para o avanço do conhecimento" disse.

"Os projetos aprovados são bastante especiais e singulares nesse aspecto pelo fato de reunirem várias áreas do conhecimento. A expectativa da FAPESP, que é análoga à da Microsoft Research, é de que esses projetos multidisciplinares demonstrem o grande impacto social que as tecnologias da informação e comunicação podem proporcionar", afirmou.


Projetos apoiados pelo Instituto Microsoft Research-FAPESP de Pesquisas em TI:

  • E-Farms: uma estrada de mão dupla de pequenas fazendas para o mundo em rede
    Coordenado por Claudia Bauzer Medeiros, professora do Instituto de Computação da Unicamp, o projeto é uma cooperação entre as áreas de computação e ciências agrárias que pretende investigar infra-estruturas alternativas de comunicação entre pequenas propriedades rurais, além de desenvolver modelos de gerenciamento de dados captados por sensores de solo ou satélites para apoio ao planejamento agrícola.
     
  • PorSimples: simplificação textual do português para inclusão e acessibilidade digital
    Está inserido em uma área de pesquisa conhecida como Processamento da Língua Natural (PLN) e é coordenado pela professora Sandra Aluisio, do Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação da USP em São Carlos. O objetivo é criar programas para simplificar conteúdos de internet e facilitar a compreensão de textos por portadores de necessidades especiais, crianças em processo de alfabetização e analfabetos funcionais.
     
  • E-Cidadania: sistemas e métodos na constituição de uma cultura mediada por Tecnologias da Informação e Comunicação
    Em parceria com a prefeitura de Campinas e coordenado por Maria Cecília Baranauskas, professora do Instituto de Computação da Unicamp, o projeto desenvolverá novos modelos de interfaces para inclusão de iletrados e indivíduos com necessidades especiais em serviços de governo eletrônico. A intenção é promover o acesso participativo dos cidadãos e a formação de redes sociais.
     
  • Projeto Borboleta: sistema integrado de computação móvel para atendimento domiciliar de saúde
    Coordenado por Fabio Kon, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP, o projeto propõe o rápido atendimento prestado pelos serviços públicos de saúde. A idéia é que, a partir de um protótipo baseado em celulares inteligentes ou PDAs, médicos e enfermeiros tenham sempre atualizado e acessível o prontuário do paciente e possam transmitir imagens para pré-diagnósticos a distância e acompanhamento do quadro clínico.
     
  • X-gov: aplicação do conceito de mídia cruzada a serviços públicos eletrônicos
    A pesquisa pretende investigar formas de integrar meios eletrônicos como internet, celular e TV interativa nas diversas etapas da prestação de serviços públicos ao cidadão. O projeto, coordenado por Lucia Filgueiras, professora da Escola Politécnica da USP, propõe o desenvolvimento de modelos adaptáveis pelo gestor público que sirvam de base para diversos tipos de operações, dependendo do tipo de serviço eletrônico oferecido à população.


Mais informações sobre a chamada e o convênio entre FAPESP e Microsoft Research: www.fapesp.br/convenios/microsoft.

 


Página atualizada em 07/04/2010 - Publicada em 13/11/2007