Notícias

FAPESP lança BIOEN

FAPESP lança BIOEN Programa de pesquisa em bioenergia investirá em projetos para o avanço do conhecimento sobre cana-de-açúcar e produção de etanol (foto: Miguel Boyayan)

A FAPESP lançou no dia 3 de julho o Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia ? BIOEN. O programa apoiará a pesquisa, básica e aplicada, sobre biocombustíveis, criando conhecimento fundamental para a produção sustentável e aplicações baseadas principalmente em etanol de cana-de-açúcar. O BIOEN inclui pesquisa acadêmica básica e pesquisa aplicada em colaboração entre universidades e empresas.

Também foram lançadas quatro chamadas de propostas de pesquisa do programa, que somam diferentes esforços para pesquisa em biocombustíveis.

O BIOEN financiará projetos de pesquisa com cinco diferentes abordagens: melhoramento de cultivares para produção de biomassa de cana e de outras plantas; pesquisa sobre processos de produção de bioetanol e de outros compostos de interesse da indústria; aplicações do etanol para motores automotivos (motores de combustão interna e células-combustível); bio-refinarias e alcoolquímica; e pesquisas sobre os impactos sociais, econômicos e ambientais do uso e da produção de biocombustíveis.

?O Estado de São Paulo é o segundo maior produtor de etanol no mundo. Para se manter na liderança, é necessário enfrentar desafios que podem ser vencidos com mais pesquisa, básica e aplicada. O BIOEN-FAPESP é um programa articulado para tratar desses desafios ? que vão desde o estudo sobre a cana de açúcar àqueles sobre os impactos econômicos, sociais e ambientais da era da bioenergia?, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

De acordo com Celso Lafer, presidente da FAPESP, a pesquisa científica e tecnológica na área de bioenergia tem importância estratética também sob o ponto de vista diplomático. "O Brasil tem feito esforços no sentido de argumentar em defesa do etanol nacional, afirmando sua sustentabilidade ambiental e social. Só teremos condições de sustentar essa articulação diplomática se ela vier acompanhada de um conhecimento sólido, com publicações de abrangência internacional, legitimando nossa posição", disse.

O lançamento do BIOEN ocorreu durante workshop realizado na sede da FAPESP. Com a participação de lideranças de pesquisa, empresários e autoridades do governo, o encontro detalhou objetivos e o funcionamento do programa.

Mais informações sobre o programa e as chamadas: www.fapesp.br/bioen


Página atualizada em 03/04/2020 - Publicada em 03/07/2008