INCT

Sede

O Fotonicom está sediado na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Campinas é um pólo industrial e de P&D em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), e a Unicamp tem uma longa tradição na formação de recursos humanos para este pólo e na realização de pesquisas de alta qualidade em comunicações ópticas.

O Instituto agrega pesquisadores de diferentes unidades da Unicamp: Instituto de Física, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação e Instituto de Computação. Conta com uma excelente infra-estrutura de pesquisa, incluido laboratórios para fabricação de micro/nano dispositivos fotônicos, fabricação e caracterização de fibras ópticas, óptica não linear em fibras e guias de onda, sistemas DWDM de alta capacidade, um cluster computacional para modelagem de dispositivos e um testbed para redes ópticas (KyaTera).

O testbed KyaTera interconecta a maioria dos centros de P&D em comunicações ópticas no estado de São Paulo, com cabos de múltiplas fibras chegando diretamente à parede de cada laboratório.


Página atualizada em 03/05/2022 - Publicada em 09/02/2009