INCT

Programa de pesquisa

O programa de pesquisa deste Instituto Nacional de Óptica e Fotônica representa a sua filosofia mestra, que é a de fazer emergir ciência básica e aplicada a partir de um núcleo comum de conhecimento básico, dos fundamentos da óptica.

Os projetos de natureza mais básica geram o que há de mais moderno na detecção de luz por espectroscopia e imagem, geram a mais avançada tecnologia em LEDs, geram os mais modernos biossensores. Estes por sua vez são utilizados nas áreas mais aplicadas, permitindo pesquisa de ponta em ambos os aspectos, básico e aplicado.

As três áreas de pesquisa são: Óptica Aplicada a Física Atômica e Molecular, Plasmônica e Biofotônica. Cada uma destas grandes áreas tem seu corpo de pesquisa dentro das parcerias. Enquanto as duas primeiras funcionam como áreas básicas, a biofotônica usufrui os conhecimentos gerados realizando aplicações diretas.

  • Óptica Aplicada à Física Atômica e Molecular

As pesquisas dentro deste tema visam responder a diversas questões. Como os sistemas quânticos macroscópicos comportam-se em temperaturas finitas? Quais os aspectos da turbulência quântica que se assemelham com a clássica? Qual é o comportamento universal dos fluidos quânticos fermiônicos? Como são as excitações topológicas coerentes nestes fluidos quânticos? Como são as manifestações macroscópicas dos fluidos quânticos magnéticos? Quais são os aspectos básicos das interações atômicas na presença de campos intensos de luz? Novos fatos associados à transparência induzida por luz em gases frios aprisionados. Desenvolvimento e uso de padrões de tempo e freqüência baseados em átomos frios.

  • Plasmônica

O Instituto Nacional de Óptica e Fotônica propõe implementar um programa de pesquisa em Nanoplasmônica e Nanofotônica na Universidade de São Paulo em São Carlos em colaboração com a Universidade Federal de Pernambuco. Este programa consistirá dos seguintes tópicos de pesquisa: pesquisa experimental e teórica em interação de luz visível com estruturas metálicas cujas dimensões são abaixo do comprimento de onda da luz visível; desenho e fabricação de elementos ópticos planares com propriedades não lineares para moduladores ópticos e comutadores que operem em freqüências de petahertz; estudo e análise de modelos de transmissão em estruturas planares como base para o projeto de dispositivos funcionais como osciladores, moduladores e filtros no domínio óptico (petahertz); modelagem e fabricação de filmes de carbono amorfo hidrogenado para aplicações em dispositivos fotônicos; e desenvolvimento de técnicas de Nanofabricação para a implementação de dispositivos fotônicos em nanoescala.

  • Biofotônica

Ações: Desenvolver estudos básicos na terapia fotodinâmica com relação à dosimetria e seletividade de células tumorais no protocolo terapêutico; entender os processos que relacionam o volume induzido de necrose com padrões de fluorescência superficial; desenvolver trabalhos clínicos na área de tratamento de câncer e diagnóstico óptico de tumores; desenvolver novos protocolos clínicos para tratamento de lesões e infecção por HPV (Human papiloma vírus); implementar e desenvolver métodos ópticos para detecção de diversas alterações teciduais; investigar os processos de ablação a laser em estruturas estratificadas e interfaces; e desenvolver parcerias clínicas com diversas instituições, incorporando novas tecnologias na área da saúde.

  • Inovação tecnológica e transferência de conhecimento

Projetos diretos com empresas, projetos esporádicos de consultoria, desenvolvimentos próprios, realização de fóruns de tecnologia, spin-off companies, por meio de incubação de pequenas empresas.

  • Programa de difusão e disseminação de ciências

Este INCT tem um programa bastante completo de educação e difusão de ciência. Realizará atividades neste setor em três graus: Atividades para o ensino fundamental, Atividades para o ensino médio e Atividades para o público em geral. Para tais atividades será usado um grande elenco de recursos hoje já existente no programa, e que serão expandidos para todos os parceiros.

Ao longo desses anos, foi criada uma excelente infraestrutura de difusão e educação complementar que consiste em: canal de tv operando diariamente, unidade móvel (ônibus) que constitui um centro de educação em ciência itinerante, exposição itinerante que visita escolas de ensino médio, exibições públicas de ciência e tecnologia, extensa coleção de vídeos gratuitamente disponíveis, elaboração de um museu virtual de ciência e tecnologia. Este modelo de sucesso será difundido a todos os locais que realizam parceria nesse Instituto Nacional.


Página atualizada em 10/02/2009 - Publicada em 10/02/2009