Chamadas de Propostas

Chamada de Projetos para o Programa FAP-Livros - Fase VI

1. Informações Gerais

1.1. Objetivos

A presente chamada tem por objetivo apoiar a aquisição de livros, e-books e publicações em outras mídias, destinados à pesquisa científica e tecnológica, visando à atualização do acervo de bibliotecas vinculadas a Instituições de Ensino Superior e Pesquisa, públicas ou privadas do Estado de São Paulo.

Após aquisição as obras deverão, obrigatoriamente, compor o acervo da biblioteca da unidade e ser disponibilizadas para acesso público.

Esta chamada não se destina a apoiar o pagamento de assinaturas de publicações periódicas impressas ou eletrônicas ou de acesso a base de dados.

1.2. Cronograma

Atividades

Datas

Lançamento da chamada no portal da FAPESP

18 de agosto de 2009

Última data para recebimento de propostas

18 de novembro de 2009

Divulgação dos resultados

8 de fevereiro de 2010


1.3. A quem se destina

Destina-se a bibliotecas de unidades que tiverem pesquisadores vinculados a solicitações de qualquer natureza apoiadas pela FAPESP no período de 2003 a 2009, sendo que cada biblioteca poderá apresentar uma única proposta consolidada.

Cada uma das obras constantes na solicitação deve ser avalizada por um dos pesquisadores que receberam apoio da FAPESP, entendendo-se seu aval como a declaração de que o livro é relevante para a linha de pesquisa em que se situe projeto de pesquisa ou bolsa sob sua responsabilidade, apoiados pela FAPESP no período 2003-2009, o qual deverá ser identificado pelo número do processo FAPESP. Um mesmo pesquisador pode avalizar mais de uma obra.

O pesquisador responsável pela proposta perante a FAPESP deve possuir o título de Doutor ou qualificação equivalente e ser membro do corpo de pesquisadores da unidade à qual pertence a biblioteca solicitante.

Serão especialmente valorizadas propostas que envolvam consórcios de bibliotecas para a aquisição unificada e disponibilização a múltiplas instituições, da mesma natureza de e-books ou publicações em outras mídias, disponíveis na Web.

1.4. Recursos

O valor reservado para apoio ao conjunto de solicitações aprovadas nesta chamada é de até R$ 25.000.000,00.

1.5. Contrapartida

As bibliotecas proponentes deverão apresentar compromisso formal de oferecerem contrapartida da Instituição referente a:

    1.5.1 Catalogação dos livros adquiridos pelo Programa FAP Livros em, no máximo, cinco meses após o recebimento;
    1.5.2 Recursos para implantação de sistema de segurança que garanta seu acervo;
    1.5.3 Garantia de manutenção do acesso aos e-books ou às publicações em outras mídias, com recursos próprios, por no mínimo cinco anos.



1.6. Prazos

Os recursos deverão ser utilizados no prazo máximo de 12 meses a contar da data de sua liberação.

1.7. Forma de Aquisição

    1.7.1 Os itens a serem adquiridos no país deverão ser comprados diretamente pela biblioteca solicitante.
    1.7.2. Os itens a serem adquiridos por importação deverão ser comprados segundo o procedimento tradicional de importação realizado pela FAPESP, mediante solicitação do pesquisador responsável pela proposta.


2. Apresentação das Propostas

As propostas deverão ser encaminhadas por meio eletrônico, de acordo com o cronograma previsto neste Edital, usando-se o Sistema de Apoio à Gestão da FAPESP, o SAGe, disponível em www.fapesp.br/sage.

3. Critérios para Avaliação das Propostas

Para o julgamento e distribuição dos recursos disponíveis, a FAPESP irá considerar principalmente:
a) a coerência entre a relação dos livros solicitados com as linhas de pesquisa desenvolvidas pelos pesquisadores listados na solicitação;
b) o peso relativo da participação dos pesquisadores relacionados na solicitação em relação ao total de projetos FAPESP concedidos nos últimos cinco anos.
 

 


Página atualizada em 05/12/2012 - Publicada em 17/08/2009