Notícias

Chamada FAPESP-IUPAC

Chamada FAPESP-IUPAC Programa Piloto para Projetos Multinacionais de Pesquisa em Química de Polímeros recebe cartas de intenções de pesquisadores interessados até 15 de novembro

A FAPESP publica chamada do Programa Piloto para Projetos Multinacionais de Pesquisa em Química de Polímeros apoiado por organismos internacionais de financiamento e pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac).

A Iupac coordena a chamada apoiada por um consórcio de instituições de fomento à pesquisa de diferentes países: Alemanha (DFG), Brasil (FAPESP), Espanha (Micinn), Estados Unidos (NSF), França (CNRS), Irlanda (Ircset) e Portugal (FCT).

O objetivo da chamada piloto é estabelecer um programa eficiente de financiamento transnacional de pesquisa em química com reduzida burocracia.

A chamada pretende promover a cooperação trinacional na área de química de polímeros por meio do intercâmbio entre pesquisadores dos diferentes países participantes e incentivando o envolvimento de cientistas de países em desenvolvimento.

Trata-se de um programa com duração prevista de três anos e cada projeto deve envolver três pesquisadores principais de três diferentes países, submetendo uma única proposta conjunta.

Os temas para propostas na chamada podem ser selecionados de: a) inovações em síntese de polímeros; b) novas estruturas supramoleculares envolvendo polímeros; e c) polímeros com propriedades de captação e emissão de luz.

A FAPESP planeja apoiar, com aportes de recursos, até quatro propostas aprovadas segundo os procedimentos da chamada, por um período de três anos a partir de janeiro de 2011.

No caso de pesquisadores do Estado de São Paulo, podem participar de propostas todos os pesquisadores com projetos de pesquisa em andamento financiados pela FAPESP nas modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular, Projetos Temáticos e Jovem Pesquisador em Centros Emergentes.

O apoio da FAPESP se dará na forma de um novo Auxílio à Pesquisa –Regular relacionado ao projeto de pesquisa em andamento, além de novas bolsas de pós-graduação. Excepcionalmente para esta chamada de propostas não haverá disponibilidade de Reserva Técnica.

A data limite para que as cartas de intenção sejam submetidas pelo pesquisador coordenador à comissão central da chamada (na Iupac) é 15 de novembro. A carta de intenções deve ser enviada por e-mail também para a FAPESP.

Mais informações sobre a chamada em: www.fapesp.br/5393


Informações para a imprensa:
Fernando Cunha
(11) 3838-4151
FAPESP (www.fapesp.br)



A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma agência de fomento independente com a missão de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. O apoio da FAPESP se dá por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa em todas as áreas do conhecimento.


Página atualizada em 13/10/2022 - Publicada em 27/10/2009