Notícias

Bolsa Dra. Ruth Cardoso - inscrições até o dia 15 English version

Bolsa Dra. Ruth Cardoso - inscrições até o dia 15 Programa para seleção de professor ou pesquisador visitante na Universidade Columbia, nos Estados Unidos, abre inscrições (foto: Un.Columbia)

A FAPESP publica chamada do Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso para Professor e/ou Pesquisador Visitante na Universidade Columbia, nos Estados Unidos.

As submissões de candidaturas para a chamada (Chamada FAPESP 17/2009) serão aceitas até o dia 15 de fevereiro de 2010.

O programa é uma iniciativa da FAPESP com a Universidade Columbia, a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Entre os objetivos do programa estão destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros atuando em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades.

A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.

O programa prevê a concessão de uma bolsa por ano. A bolsa tem o valor mensal de US$ 5 mil e será concedida por um período de até nove meses. O selecionado também receberá auxílio instalação de US$ 2 mil, seguro saúde, passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional e moradia no campus da Universidade Columbia, em Nova York, em apartamento de um dormitório ou equivalente.

O bolsista também terá acesso às instalações e serviços da Universidade Columbia – escritório, internet, laboratórios e bibliotecas – e demais meios necessários à efetiva consecução das atividades de docência ou de pesquisa.

Os candidatos deverão ter concluído doutorado antes de 2006, possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Deverá também, entre outros requisitos, dedicar-se em regime integral às atividades acadêmicas, incluindo a docência, orientação ou co-orientação de dissertações ou teses e/ou a participação em projetos de pesquisa nas ciências humanas e sociais.

Será dada preferência a candidatos que atuem nas áreas de historia do Brasil, antropologia e sociologia com enfoque em movimentos sociais contemporâneos.

Mais informações: www.fapesp.br/materia/5115

Informações para a imprensa:
Fernando Cunha
(11) 3838-4151
FAPESP (www.fapesp.br)


A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) é uma agência de fomento independente com a missão de apoiar o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado de São Paulo. O apoio da FAPESP se dá por meio de Bolsas e Auxílios a Pesquisa em todas as áreas do conhecimento.


Página atualizada em 05/10/2022 - Publicada em 30/10/2009