Notícias

Afif Domingos visita a FAPESP

Afif Domingos visita a FAPESP Vice-governador e secretário do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo se reuniu com dirigentes da Fundação (foto: Eduardo Cesar/FAPESP)


Agência FAPESP
– O vice-governador e titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado de São Paulo (SDECT), Guilherme Afif Domingos, visitou nesta quarta-feira (2/2) a sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Na ocasião, o secretário e a coordenadora de Ensino Superior da pasta, Fernanda Montenegro Menezes, foram recepcionados pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer.

Em seguida, o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, fez uma apresentação sobre a FAPESP, destacando as modalidades de apoio à pesquisa e a sua contribuição para o desenvolvimento da ciência e tecnologia no Estado de São Paulo e no Brasil.

Durante a apresentação, o secretário manifestou interesse em conhecer os principais programas de fomento à pesquisa mantidos pela Fundação. “Vim conhecer uma das mais importantes e avançadas agências de apoio à ciência, tecnologia e inovação no mundo. A FAPESP é um orgulho para São Paulo. Ao juntar nossas forças, queremos mostrar a potência do Estado de São Paulo na área de ciência, tecnologia e inovação”, disse à Agência FAPESP.

Até o fim de 2010, a FAPESP estava vinculada à Secretaria de Ensino Superior do Estado de São Paulo. Com a posse do novo governo estadual e a extinção da pasta no início de 2011, a Fundação passou a integrar a nova estrutura da SDECT, juntamente com faculdades, universidades e institutos de pesquisa estaduais.

“Pela importância da área de ciência, tecnologia e inovação, o governador Geraldo Alckmin me delegou a missão de aproximá-la mais do comando do governo e reunir todo o imenso acervo de instituições de pesquisa na Secretaria do Desenvolvimento. Em função disso, estou cumprindo uma agenda de visitas pessoais a essas instituições para conhecer seus trabalhos”, disse Afif Domingos, que apresentou as atribuições e os principais projetos da pasta.

Segundo o presidente da FAPESP, Celso Lafer, o encontro com o secretário foi importante para, além de apresentar as ações da Fundação para o desenvolvimento da pesquisa no Estado de São Paulo, também ouvir os planos do governo estadual para a área.

“Tivemos muita satisfação de receber a visita do secretário. A principal conclusão do encontro é que há muita sinergia, convergência de perspectivas e desejo de trabalho conjunto para ampliar as oportunidades de expansão da pesquisa em São Paulo para o benefício do estado e do País”, avaliou.

Também participaram do encontro Eduardo Moacir Krieger, vice-presidente da FAPESP, Ricardo Renzo Brentani, diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo, Joaquim José de Camargo Engler, diretor administrativo, e Fernando Menezes, assessor de presidência.
 


Página atualizada em 02/02/2011 - Publicada em 02/02/2011