Notícias

FAPESP e Biolab lançam chamada para apoiar pesquisas

FAPESP e Biolab lançam chamada para apoiar pesquisas Instituições investirão até R$ 5 milhões para financiar propostas em oncologia, doenças degenerativas e do coração, diabetes e outras enfermidades (foto: Eduardo Cesar/FAPESP)


A FAPESP e a Biolab Farmacêutica lançam no dia 1º de março chamada de propostas de pesquisas no âmbito do acordo entre as instituições.

Pesquisadores do Estado de São Paulo poderão apresentar, até o dia 10 de junho, projetos com potencial para aumentar o conhecimento aplicável na prevenção e no tratamento de doenças crônicas ou degenerativas e também de alta incidência.

O objetivo é gerar resultados que possam ser aplicados no desenvolvimento de medicamentos inovadores e fomentar a pesquisa científica brasileira. FAPESP e Biolab destinarão até R$ 5 milhões, divididos igualmente entre as partes, para apoiar as propostas selecionadas.

Esta é a primeira vez que a FAPESP lança chamada pública para pesquisas em parceria com uma indústria farmacêutica na área de saúde humana.

A chamada apoiará pesquisas em oncologia – sobre tumores de difícil tratamento ou para os quais não existam medicamentos –, doenças degenerativas imunomoduladas e do sistema nervoso central, disfunções hormonais, diabetes e doenças provocadas por fungos, bactérias, protozoários ou vírus.

Também poderão ser financiadas pesquisas sobre distúrbios cardiovasculares, processos inflamatórios envolvidos em diferentes patologias, princípios ativos moduladores da pigmentação da pele e distúrbios gastrointestinais.

As propostas devem ser apresentadas por pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa, públicas ou privadas, no Estado de São Paulo. Aplicam-se as condições e restrições do Programa FAPESP de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE).

“A FAPESP investe na intensificação das colaborações em pesquisa entre universidades ou institutos de pesquisa e empresas buscando, com isso, benefícios para a pesquisa no Estado de São Paulo. A Biolab tem uma tradição em pesquisa em desenvolvimento na área farmacêutica e sabe valorizar a excelência em pesquisa”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“O acordo de cooperação entre a Biolab e a FAPESP é um exemplo de como a parceria público-privada pode apoiar o país a crescer e ajudar milhões de pessoas a obter melhor qualidade de vida”, disse Dante Alário Júnior, chief scientific officer da Biolab.

A expectativa das instituições é que os projetos apresentados proponham investigação sobre ensaios de eficácia e caracterização farmacodinâmica, determinação do mecanismo de ação, caracterização de ingredientes ativos e desenvolvimento de métodos analíticos de fármacos.

Entre outros critérios, a seleção das propostas valorizará originalidade, ousadia e qualidade do projeto, viabilidade da execução e potencial para ampla disseminação e uso da inovação.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/acordos-biolab