Notícias

FAPESP assina acordo com universidades canadenses English version

FAPESP assina acordo com universidades canadenses Cooperação com universidades de Toronto e de Western Ontario terá chamada de propostas de pesquisa e deverá estimular o intercâmbio entre cientistas brasileiros e canadenses em diversas áreas do conhecimento (foto: Un.Western Ontario)

A FAPESP assinou um acordo de cooperação científica e acadêmica com as universidades de Toronto e de Western Ontario, ambas sediadas na província de Ontário, no Canadá.

O documento, assinado por Celso Lafer, presidente da FAPESP, e por Paul Young, vice-presidente da Universidade de Toronto, e Ted Hewitt, vice-presidente de Relações Internacionais e Pesquisas da Universidade de Western Ontario, no dia 30 de março, tem como objetivo promover e apoiar projetos de pesquisa envolvendo a colaboração entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e de Ontário.

O total investido na ação é de 200 mil dólares canadenses (cerca de R$ 330 mil). A FAPESP será responsável pela contribuição de 100 mil dólares canadenses e a outra metade será dividida entre as duas universidades.

Segundo Lafer, o acordo representa mais uma ação de internacionalização da FAPESP. “Tanto a Universidade de Toronto como a Universidade de Western Ontario integram um processo mais abrangente que representa possibilidades de pesquisa e de interação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e pesquisadores dessas duas universidades”, disse à Agência FAPESP.

Já os representantes das universidades consideram a iniciativa pioneira. “Essa é uma ótima oportunidade para nós, pois irá estimular a colaboração entre pesquisadores em todas as áreas do conhecimento”, afirmou Hewitt.

O vice-presidente da Universidade de Western Ontario disse que esse tipo de intercâmbio ainda é pouco praticado entre cientistas canadenses e brasileiros. Ele espera que com as chamadas de propostas e outras ações previstas no acordo se estimule a realização de projetos de pesquisa conjuntos entre os dois países.

“Acredito que o acordo propiciará o desenvolvimento de projetos mais amplos e cientificamente melhores. Isso poderá beneficiar tanto o Brasil e o Canadá como o resto do mundo”, disse Hewitt.

Fundada em 1827, a Universidade de Toronto é a maior no Canadá e tem seu ensino e pesquisa reconhecidos internacionalmente. De acordo com o Times Higher Education Supplement, a universidade é uma das cinco no mundo posicionadas entre as 16 maiores nos rankings em todas as áreas do conhecimento.

A Universidade de Toronto tem mais de 2,5 mil professores, 65 mil estudantes matriculados e outros 6,5 mil alunos estrangeiros, divididos em cinco campi e institutos de ensino e pesquisa.

A Universidade de Western Ontario foi fundada em 1878 e conta com cerca de 3,5 mil professores e pesquisadores e 30 mil estudantes em seus mais de 400 cursos de graduação, pós-graduação e especialização.

Mais informações sobre o acordo: www.fapesp.br/acordos-toronto_ontario (link curto: fapesp.br/6191).
 


Página atualizada em 15/04/2013 - Publicada em 05/04/2011