Notícias

Selecionados para IC em química nos EUA

Selecionados para IC em química nos EUA FAPESP divulga resultado da primeira chamada de 2011 do Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos

A FAPESP divulga o resultado da primeira chamada de propostas de pesquisa de 2011 do Programa Piloto de Estágio de Iniciação Científica nos Estados Unidos na área de química, apoiado por universidades norte-americanas e paulistas, pela National Science Foundation (NSF) e pela FAPESP. É a sétima chamada do Programa, que existe desde 2008.

A chamada se destina a selecionar estudantes de graduação na área de química com bolsas de Iniciação Científica da FAPESP ou de outras agências, vigentes no período do estágio pretendido, para desenvolver projetos de pesquisa nos Estados Unidos, durante 12 semanas, sob supervisão de pesquisadores dos Departamentos de Química da Universidade da Flórida ou da Virginia Commonwealth University, no período de 29 de maio a 21 de agosto de 2011.

Foram contemplados três estudantes para a Universidade da Flórida e dois para a Virginia Commonwealth University. Os aprovados na chamada foram:
 

Processo Selecionado Instituição de estágio
11/00130-6 Renan Pessolano Almeida - Unicamp Un. Flórida
10/14977-8 Ana Carolina Gomes Vieira de Carvalho - Unesp Araraquara  Un. Flórida
11/01216-1 Andressa Ribeiro Pereira - UFBAC Un. Flórida
CNPq 2011-350-PIBIC/Cota USP Barbara Coelho de Freitas - USP Virginia CU
10/11945-8 Paulo Eliandro da Silva Júnior - USP Ribeirão Preto Virginia CU

Para cada um dos estudantes selecionados, o apoio oferecido constará de passagem aérea em classe econômica, seguro-saúde e despesas de visto para entrada nos Estados Unidos, complementação ao valor da bolsa em andamento, por meio de aditivo especial, totalizando o equivalente a até US$ 800 mensais durante o período de estágio (12 semanas), caso o aluno seja bolsista FAPESP. Para bolsistas de outras agências, essa complementação terá como base o valor da Bolsa FAPESP e será disponibilizada para o orientador.

Despesas de estadia (alojamentos e alimentação) serão custeadas pelo projeto financiado pela NSF e/ou pelas universidades norte-americanas, em um valor estimado de até US$ 1.500.

As universidades paulistas receberão, em contrapartida, alunos dos Estados Unidos, selecionados pela NSF, para estágios semelhantes. Foram selecionados 11 alunos de graduação dos Estados Unidos que virão ao Estado de São Paulo em período equivalente ao dos estudantes paulistas.

Mais informações sobre o programa: www.fapesp.br/acordos-nsf


Página atualizada em 20/04/2011 - Publicada em 20/04/2011