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Concreto durável e resistente ao fogo

Concreto durável e resistente ao fogo

Um experimento realizado no Instituto de Pesquisa Tecnológicas (IPT) em São Paulo mostrou ao meio técnico da construção civil que o concreto de alta resistência (CAR), usado em construções que precisam resistir por mais tempo às intempéries, também resistem bem a um incêndio.

Por meio da queima de um pilar extra, não utilizado na construção de um prédio edificado em São Paulo com esse material, foi possível mostrar que o concreto não sofreu problemas estruturais com o fogo. O estudo é do engenheiro civil Carlos Amado Britez e do professor Paulo Roberto Helene, do Departamento de Engenharia de Construção Civil, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP).

O experimento segue uma linha de pesquisa também exercida pelo professor Antônio Domingues de Figueiredo, do mesmo departamento da Poli-USP. Em 2005, ele finalizou um projeto sobre altas temperaturas em concretos relacionados a túneis. O objetivo era avaliar o uso de fibras de polipropileno como proteção para o concreto CAR contra o lascamento explosivo que pode ocorrer durante um incêndio. O trabalho realizado com materiais poliméricos adicionados ao concreto foi aproveitado em alguns túneis, como nas obras do Rodoanel e na Rodovia dos Imigrantes, ambos em SP.

Título do projeto de pesquisa: Ação de altas temperaturas sobre concretos aplicados em túneis – N° 2002/10118-4
Coordenador: Antonio Domingues de Figueiredo
Instituição: Poli/USP
Modalidade: Auxílio Regular a Projeto de Pesquisa
Investimento: R$ 56.574,75
Leia reportagem completa publicada na Pesquisa FAPESP: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4535&bd=1&pg=1&lg=

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Página atualizada em 06/12/2011 - Publicada em 04/11/2011