Reagentes e novos testes para a pesquisa científica

Reagentes e novos testes para a pesquisa científica

A empresa Proteobras, de Paulínia, no interior paulista, está desenvolvendo o primeiro kit mundial para diagnóstico preventivo de hipertensão por meio de um exame de urina. A novidade foi iniciada com os estudos da professora Dulce Casarini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e agora está se tornando um produto na empresa. A previsão é que o kit esteja disponível no mercado em 2012.

A empresa é comandada pelo engenheiro Paulo Roberto Pesquero e pelos irmãos biólogos, no conselho científico, e professores João Bosco Pesquero, da Unifesp, e Jorge Luiz Pesquero, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

A Proteobras desenvolve proteínas recombinantes e produz reagentes para a pesquisa científica com auxílio de projetos do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), da FAPESP. Recentemente firmou uma parceria com a empresa alemã K&A para a produção de oligonucleotídeo, muito usado por pesquisadores em biologia molecular e diagnósticos na área de saúde. A parceria resultou em uma terceira empresa com sede também Paulínia que recebeu o nome de Exxtend.

Título do projeto de pesquisa: Desenvolvimento de kit diagnóstico de hipertensão através de marcadores moleculares envolvendo enzima conversora de angiotensina e isoformas

Coordenador: Paulo Roberto Pesquero

Instituição: Proteobras

Projeto apoiado pela FAPESP na modalidade/programa: Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE)

Leia reportagem completa publicada na revista Pesquisa FAPESP: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4561&bd=1&pg=1&lg=

Mais informações:
Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
Fernando Cunha / Samuel Antenor: (11) 3838-4151 / 4381 / fapesp-imprensa@fapesp.br

 


Página atualizada em 22/11/2011 - Publicada em 22/11/2011