Chamadas de Propostas
Agence Nationale de La Recherche – Chamada de Propostas Janeiro de 2012 (Blanc International II) English version
Instruções gerais para a Chamada de Propostas para novos projetos de pesquisa colaborativos entre pesquisadores da França e do Estado de São Paulo, publicada pela Agence Nationale de la Recherche (ANR) como parte do Programa Blanc International 2, nos termos do Acordo de Cooperação celebrado entre a agência francesa e a FAPESP.
Para esta edição de 2012, os temas selecionados são:
A. Mudanças Globais e Ciências Ambientais e da Terra
B. Microbiologia, Imunologia e Infectologia
Que correspondem, respectivamente, aos painéis “SIMI6” e “SVSE3” do Programa Blanc international 2.
As propostas devem ser submetidas diretamente à ANR pelo proponente parceiro na França, conforme regras descritas na Chamada de Propostas publicada pela ANR.
Para o pesquisador proponente no Estado de São Paulo, a proposta colaborativa poderá ser tramitada na FAPESP como Auxílio à Pesquisa nas modalidades Regular ou Projeto Temático, conforme determinado pelo pesquisador.
As seguintes considerações devem ser observadas:
1. Os proponentes da França e do Estado de São Paulo devem satisfazer os critérios de elegibilidade da ANR e FAPESP, respectivamente. No caso da FAPESP estes critérios estão descritos em www.fapesp.br/137#4772 para a modalidade Auxílio à Pesquisa - Regular e em www.fapesp.br/176#4599 para a modalidade Auxílio à Pesquisa - Projeto Temático.
2. As propostas devem ser apresentadas até o dia 21 de março de 2012, em formulário de submissão oficial da ANR de acordo com as regras aplicáveis e cronograma.
a. A proposta a ser apresentada à ANR pelo pesquisador parceiro francês deverá ser em inglês e incluir, como documento anexo, o formulário específico da FAPESP para esta Chamada referente à participação do pesquisador responsável do Estado de São Paulo e disponível em: www.fapesp.br/en/forms/anr/fapesp-anr-proposal.docx
b. Após finalizado o período de submissão à ANR, os pesquisadores de São Paulo serão oportunamente contatados pela FAPESP para providenciarem documentação complementar conforme as normas usuais da Fundação para a modalidade escolhida.
3. As propostas devem discriminar claramente os custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo, incluindo solicitações separadas de orçamento para a ANR e para a FAPESP.
4. Custos a serem incorridos pelas equipes com sede na França e no Estado de São Paulo devem ser compatíveis com as atuais regras de financiamento aplicáveis à ANR e à FAPESP, respectivamente. Cada projeto será financiado por um período de 2 a 4 anos.
5. As signatárias concordam em financiar os projetos em base equilibrada, considerando a quantidade de esforço dedicado pelos pesquisadores em cada lado. A média de financiamento indicativa por cada signatária será de € 250 mil para um projeto de duração de três anos.
6. Os pesquisadores, na França e no Estado de São Paulo, responsáveis pelas propostas estarão sujeitos respectivamente aos Termos e Condições da ANR e da FAPESP.
7. As propostas serão processadas pela ANR e avaliadas em conjunto com a FAPESP, de acordo com suas respectivas normas e procedimentos.
8. A responsabilidade final das decisões de recomendar o financiamento é da ANR e da FAPESP. As duas agências irão confirmar quaisquer restrições orçamentárias sobre as propostas apresentadas antes da decisão final.
9. Dúvidas relacionadas a essa Chamada de Propostas poderão ser encaminhadas para a FAPESP aos cuidados de Alexandre Roccatto através do endereço: chamada-fapesp-anr@fapesp.br
Para a ANR, o contato deve ser feito com Isabelle Morelon através do endereço: blancinternational@agencerecherche.fr