Notícias

FAPESP e ANR lançam chamada em Mudanças Ambientais e Sociedade English version

FAPESP e ANR lançam chamada em Mudanças Ambientais e Sociedade Chamada com Agence Nationale de La Recherche integra o programa SOC&ENV – Facing Societal and Environmental Changes, da agência francesa (foto:Wikimedia)

A Agence Nationale de la Recherche (ANR), da França, lançou chamada de propostas para selecionar e apoiar novos projetos de pesquisa conduzidos em parceria por pesquisadores da França e de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo.

A chamada integra o Programa SOC&ENV – Facing Societal and Environmental Changes” da ANR, que visa ao intercâmbio de pesquisa entre cientistas de França e de outros países. Também podem ser encaminhadas propostas colaborativas tripartites envolvendo a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE), conforme acordo de cooperação mantido entre ANR, FAPESP e FACEPE.

A chamada envolve o apoio a projetos de pesquisa em três temas:

1. Ampliação do conhecimento ambiental nas escalas regionais e nas escalas de tempo variando de décadas a um século, com foco nas ciências naturais (água, clima e solo);

2. Superação de lacunas de conhecimento no campo das humanidades e ciências sociais; e

3. Pesquisas integradas visando soluções mais eficazes, com base em abordagens interdisciplinares ou transdisciplinares.

As propostas serão recebidas até o dia 25 de maio de 2012 e devem ser submetidas à ANR pelo parceiro francês do projeto de pesquisa. Na proposta, os interessados deverão incluir, como anexo, um formulário da FAPESP específico para a chamada.

Para pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa no Estado de São Paulo, os projetos selecionados deverão seguir as normas das modalidades da FAPESP de Auxílio à Pesquisa – Regular ou Projeto Temático.

Após finalizada a etapa de submissão, os proponentes serão contatados pela FAPESP para que possam enviar documentação complementar de acordo com a modalidade de apoio escolhida.

Os projetos de pesquisa selecionados e que serão financiados poderão ter duração de dois a quatro anos.

Mais informações sobre a chamada: www.fapesp.br/6907


Página atualizada em 10/04/2013 - Publicada em 17/04/2012