Notícias

Pesquisa colaborativa em química com a NSF tem nova chamada English version

Pesquisa colaborativa em química com a NSF tem nova chamada FAPESP participa do International Collaborations in Chemistry da National Science Foundation. Objetivo é estimular cooperações em química entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo (SNF)

A FAPESP participa de nova chamada de propostas para o programa Colaborações Internacionais em Química (International Collaborations in Chemistry, ICC) da Divisão de Química da National Science Foundation (NSF/CHE).

O objetivo da parceria é estimular projetos inovadores de pesquisa conduzidos em cooperação entre pesquisadores dos Estados Unidos e do Estado de São Paulo na área de Química.

Cada proposta deverá ser conjunta e conter dois pesquisadores principais, um de instituição de ensino superior ou pesquisa no Estado de São Paulo e outro nos Estados Unidos.

As propostas deverão ser submetidas em duas etapas: uma preliminar pelo pesquisador nos Estados Unidos à NSF/CHE e, caso essa seja aprovada, uma proposta completa para envio tanto à NSF/CHE como à FAPESP.

A proposta preliminar será recebida até o dia 1º de agosto de 2012. Mais informações sobre a submissão estão no site da NSF na página: www.nsf.gov/funding/pgm_summ.jsp?pims_id=13627. A proposta completa tem como data limite para recebimento 16 de outubro de 2012.

Os pesquisadores no Estado de São Paulo que queiram participar da chamada precisam ser pesquisadores principais em projetos em andamento em uma das modalidades: Auxílio à Pesquisa – Regular; Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático (pesquisador responsável ou principal); Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes; ou Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (responsável ou principal).

A chamada está aberta para todas as áreas de Química Fundamental, com ênfase em "Química Sustentável", incluindo os temas: Síntese Química; Catálise Química; Teoria, Modelos e Métodos Computacionais; Medições Químicas e Imagens; Estrutura, Dinâmica e Mecanismos Químicos, Química Macromolecular, Supramolecular e Nanoquímica, Química Ambiental; ou Química dos Processos Vitais. Mais detalhes em www.nsf.gov/div/index.jsp?div=CHE.

As propostas de pesquisa selecionadas poderão ser desenvolvidas em até três anos.

Mais informações no texto completo da chamada em: www.fapesp.br/en/7033.

 


Página atualizada em 09/04/2013 - Publicada em 04/06/2012