Notícias

Eleição para Conselho Superior da FAPESP define lista tríplice

Eleição para Conselho Superior da FAPESP define lista tríplice A apuração da eleição foi acompanhada pelo presidente Celso Lafer, pelo vice-presidente Eduardo Krieger, pelo conselheiro José de Souza Martins e pelo diretor administrativo Joaquim José de Camargo Engler

Fernando Ferreira Costa, Erney Plessmann de Camargo e Cláudio Kiminami são os três indicados pela eleição destinada à elaboração da lista tríplice para a escolha de novo membro do Conselho Superior da FAPESP. A vaga estará aberta a partir de 29 de junho, após o término do mandato do conselheiro José Tadeu Jorge.

A eleição foi realizada de 11 a 15 de junho pela internet. Imediatamente após ter sido encerrada a votação foi feita a apuração do resultado pela comissão eleitoral, na sede da FAPESP, na capital paulista. Integraram a comissão os conselheiros Eduardo Moacyr Krieger (presidente), José de Souza Martins e Horacio Lafer Piva.

A lista será entregue pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, ao secretário adjunto respondendo pela Pasta de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Luiz Carlos Quadrelli, que a encaminhará ao governador do Estado, Geraldo Alckmin, para a escolha do novo conselheiro, nos termos do art. 7º, § 3º, da Lei Estadual nº 5.918, de 18/10/1960, combinado com o art. 9º, alínea “c”, dos Estatutos da FAPESP, aprovados pelo Decreto nº 40.132, de 23/05/1962.

Ferreira Costa teve 354 votos, Plessmann de Camargo teve 169 votos e Kiminami, 138 votos. Foram recebidos 699 votos válidos, três em branco e três nulos, com participação de 88,2% do colégio eleitoral.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que pela legislação participa de outra representação), inscreveram 19 candidatos.

Fernando Ferreira Costa é o atual reitor e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP), onde fez residência médica, mestrado, doutorado e livre-docência.

Foi coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue entre 2009 e 2011. É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Erney Felicio Plessmann de Camargo é presidente da Fundação Zerbini-Incor e coordenador científico da Fundação Conrado Wessel. Graduado em Medicina pela Universidade de São Paulo (1959) tem doutorado e livre docência também pela Universidade de São Paulo.

Foi professor titular da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e da USP. Foi pró-reitor de Pesquisa da USP, diretor do Instituto Butantan e presidente do CNPq. É Comendador e Grã-Cruz da Ordem do Mérito Científico do Brasil e Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga do Estado de S. Paulo.

Cláudio Shyinti Kiminami é professor titular do Departamento de Engenharia de Materiais e pró-reitor de Pesquisa da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Engenheiro de Materiais pela UFSCar, é mestre em engenharia mecânica pela Unicamp e doktor-ingenieur pela RWTH-Aachen, Alemanha.

Na UFSCar, foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais, membro do Conselho Universitário e crordenador dos cursos de Pós-Graduação.

O resultado completo da eleição, com os perfis dos escolhidos e dos demais candidatos, está em http://votar.srv.br/fapesp.

 


Página atualizada em 15/06/2012 - Publicada em 15/06/2012