Notícias

Reitor da Unicamp é novo conselheiro da FAPESP

Reitor da Unicamp é novo conselheiro da FAPESP Fernando Ferreira Costa foi nomeado pelo governador Geraldo Alckmin para integrar conselho da Fundação por um mandato de seis anos (Unicamp)

Em decreto publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo de 23 de junho de 2012, o governador Geraldo Alckmin nomeou Fernando Ferreira Costa para integrar, como membro, o Conselho Superior da FAPESP.

O novo conselheiro foi nomeado para um mandato de seis anos, em vaga que estará aberta a partir de 29 de julho, após o término do mandato do conselheiro José Tadeu Jorge.

Ferreira Costa (354 votos), Erney Plessmann de Camargo (169 votos) e Cláudio Shyinti Kiminami (138 votos) foram os indicados pela eleição destinada à elaboração da lista tríplice para a escolha de novo membro do Conselho Superior da FAPESP.

A eleição foi realizada de 11 a 15 de junho pela internet. Imediatamente após ter sido encerrada a votação foi feita a apuração do resultado pela comissão eleitoral, na sede da FAPESP, na capital paulista.

As instituições de ensino superior e de pesquisa, oficiais ou particulares, em funcionamento no Estado de São Paulo (com exceção da Universidade de São Paulo, que pela legislação participa de outra representação), inscreveram 19 candidatos.

Fernando Ferreira Costa é o atual reitor e professor titular da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Graduou-se pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1974), onde fez residência médica (1975-1977), mestrado (1979), doutorado (1981) e livre-docência (1986). Entre 1987 e 1989, cumpriu estágio de pós-doutorado na Yale School of Medicine, nos Estados Unidos.

Ingressou no Departamento de Clínica Médica da FCM-Unicamp em 1990 e foi aprovado em concurso público como professor titular de Hematologia e Hemoterapia em 1996.

Foi coordenador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia do Sangue (2009-2011). Entre os prêmios que recebeu em sua carreira acadêmica destacam-se: Prêmio de Mérito Científico e Tecnológico do Governo do Estado de São Paulo (2000), Prêmio Scopus (2006) e a Ordem Nacional do Mérito Científico – Classe Comendador (2008), concedida pela Presidência da República.

É membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pesquisador nível 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).  


Página atualizada em 25/06/2012 - Publicada em 25/06/2012