Notícias

Cátedra Ruth Cardoso na Universidade Columbia abre seleção para bolsista

Cátedra Ruth Cardoso na Universidade Columbia abre seleção para bolsista Programa para seleção de pesquisador visitante no Instituto de Estudos Latino-Americanos da universidade nos Estados Unidos tem inscrições abertas até 30 de novembro

O Programa de Bolsa Dra. Ruth Cardoso abre novo processo de seleção de bolsista. O programa apoia a participação de, em cada chamada, um professor/pesquisador brasileiro em atividades de docência e pesquisa, por até um ano acadêmico, no Instituto de Estudos Latino-Americanos (ILAS) da Universidade Columbia, em Nova York.

O Programa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

Entre os objetivos do programa estão destacar no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos a atuação de cientistas brasileiros em instituições do país nas áreas de ciências humanas e sociais e promover a aproximação, o diálogo e aprofundamento no conhecimento mútuo das duas culturas e sociedades.

A bolsa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas ciências humanas e sociais.

O novo edital prevê a concessão de uma bolsa, durante o ano acadêmico de 2013/2014 na Universidade Columbia, com duração de um semestre acadêmico (agosto a dezembro de 2013 ou janeiro a maio de 2014) ou de dois semestres acadêmicos (agosto de 2013 a maio 2014).

A inscrição deverá ser feita por meio de formulário em inglês disponível no site www.fulbright.org.br. O recebimento de candidaturas será feito até o dia 30 de novembro de 2012.

A bolsa tem o valor mensal de US$ 5 mil. O selecionado também receberá auxílio instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta.

Moradia no campus da Universidade Columbia, em Nova York, em apartamento de um dormitório ou equivalente, e acesso às instalações e serviços da universidade são outros benefícios ao selecionado.

Os candidatos deverão ter concluído doutorado há não menos de seis anos no momento da submissão da candidatura, possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana e estar credenciado como docente e orientador em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Deverão também, entre outros requisitos, dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa constantes do plano de estudos, estar apto a ministrar uma disciplina em cada semestre e retornar ao Brasil no prazo de 30 dias da conclusão do programa.

Mais informações: www.fapesp.br/7069 


Página atualizada em 01/08/2012 - Publicada em 01/08/2012