Convênios e acordos de cooperação

Memorando de Entendimento para Cooperação Acadêmica e Científica Entre The Regents of the University of Michigan e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo English version

Propósito

O objetivo deste Memorando de Entendimento é promover a cooperação em atividades acadêmicas e científicas entre The Regents of The University of Michigan, localizada em Ann Arbor, Michigan (EUA), e a Fundação de Amparo à Presquisa do Estado de São Paulo, localizada em São Paulo, São Paulo (Brasil).

Tipos de Cooperação

Através deste Memorando de Entendimento, as Signatárias afirmam o valor da colaboração internacional e concordam em promover diversas atividades acadêmicas e científicas que podem incluir, mas não estão limitados a:

  • Projetos de pesquisa conjunta em áreas de interesse mútuo;
  • Intercâmbio de publicações acadêmicas e relatórios;
  • Intercâmbio de experiências em métodos inovadores de ensino e no desenho de disciplinas;
  • Organização conjunta de simpósios, workshops e conferências;
  • Oportunidades para o desenvolvimento do corpo docente e de intercâmbio; e / ou,
  • Intercâmbio de estudantes e/ou pesquisadores acadêmicos.

Este Memorando de Entendimento não gera obrigações financeiras ou compromissos de financiamento complementar a qualquer das Signatárias. As atividades serão definidas através de acordos separados de programa, que detalharão os termos específicos, as condições e atribuição de recursos (financeiros ou não) exigidas de cada Signatária.

Termos do presente Memorando de Entendimento

Este Memorando de Entendimento entrará em vigor após a data de sua assinatura por ambas as Signatárias e permanecerá válido por um período de cinco (5) anos a contar da data da última assinatura, com o entendimento de que pode ser modificado por consentimento escrito mútuo das ambas as Signatárias. Qualquer das Signatárias poderá denunciar o presente Memorando de Entendimento, com aviso prévio por escrito à outra Signatária, de pelo menos, trinta (30) dias.

Este Memorando de Entendimento foi elaborado em Inglês e Português, com ambos os textos igualmente autênticos, no caso de qualquer discrepância entre as duas versões, a versão em Inglês prevalecerá.

Este Memorando de Acordo é assinado em duas (2) cópias em cada língua, com uma (1) cópia em posse de cada Signatária.

The Regents of THE MICHIGAN UNIVERSITY
Mary Sue Coleman
Presidente 

FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO
Celso Lafer
Presidente