Releases

Especialista japonês em língua portuguesa fala sobre literatura brasileira na FAPESP

O professor da Escola de Letras e Cultura da Universidade de Osaka, Akira Kono, um dos mais importantes especialistas japoneses em língua portuguesa, fará uma conferência na sede da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), no dia 20 de setembro, sobre a língua portuguesa no mundo globalizado e o ensino de português no Japão.

Durante a conferência do professor Kono – um dos mais importantes líderes da comunidade acadêmica nipo-brasileira do Japão – serão abordadas questões como a presença da língua portuguesa no mundo, a absorção de termos japoneses no português falado no Brasil e as relações culturais entre os dois países.

Akira Kono é professor de Língua Portuguesa e Linguística e autor de diversos livros e artigos sobre a língua portuguesa e seu ensino no mundo, e sobre aspectos da cultura brasileira, como a literatura de cordel. Kono já publicou estudos sobre os empréstimos linguísticos como reflexo do fenômeno “dekassegui”, no Japão, e empréstimos japoneses nos romances brasileiros “Sonhos Bloqueados”, de Laura Honda Hasegawa, e “Corações Sujos”, de Fernando Moraes, este último recentemente transformado em filme.

Em sua palestra, Kono falará, em especial, aos pesquisadores das áreas de linguística e letras, sobre a presença da língua portuguesa em diferentes regiões do mundo, a absorção de termos japoneses no português falado no Brasil e as relações culturais entre o Brasil e o Japão.

Com a visita do professor da Universidade de Osaka, a FAPESP inicia o contato com entidades do Japão, país com quem ainda não firmou convênios de cooperação. A aproximação com instituições de ensino e pesquisa do exterior faz parte da política de internacionalização da Fundação, a fim de aumentar o intercâmbio entre pesquisadores paulistas e de outros países.

Programa
9h30 - Welcome coffee

10h00 – Abertura

10h15 - A língua Portuguesa no Mundo Globalizado - O ensino de português no Japão,

com Akira Kono

11h15 - Perguntas e respostas

12h00 - Encerramento

Informações para a imprensa:

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Samuel Antenor – 11.3838-4381

Fernando Cunha – 11.3838-4151