Notícias

FAPESP e Peugeot Citroën apoiarão Centro de Pesquisa em Engenharia

FAPESP e Peugeot Citroën apoiarão Centro de Pesquisa em Engenharia Celso Lafer, presidente da FAPESP, e Carlos Gomes, presidente da PSA Peugeot Citroën, durante a cerimônia de assinatura do acordo entre as instituições (foto:E.Cesar)

A FAPESP e a Peugeot Citroën do Brasil assinaram, no dia 13 de novembro, um acordo de cooperação para apoio a pesquisa científica e tecnológica cooperativa entre pesquisadores em atividade no Estado de São Paulo e da empresa.

As instituições também anunciaram conjuntamente uma chamada pública de propostas para seleção de uma proposta que visa à criação de um Centro de Pesquisas em Engenharia, com plano ousado e internacionalmente competitivo de pesquisas sobre temas relacionados a motores a combustão movidos a biocombustíveis.

O Centro poderá agregar pesquisadores de diferentes universidades e institutos de pesquisa do Estado de São Paulo, com a atribuição de executar projetos multidisciplinares na fronteira do conhecimento, transferir tecnologia, formar pesquisadores e disseminar o conhecimento produzido.

“Trata-se de uma nova modalidade de apoio da FAPESP, modelada no sucesso do Programa Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), com cofinanciamento de uma empresa, neste caso o Grupo Peugeot Citröen, com a missão de realizar pesquisa internacionalmente competitiva, formar recursos humanos e criar oportunidades para transferência de tecnologia para empresas”, disse Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico da FAPESP.

“Com esta parceria, colocamos lado a lado nossa equipe de pesquisa e desenvolvimento no país e pesquisadores brasileiros para a troca de know-how e o desenvolvimento de estudos que contribuam para tornar mais eficientes e sustentáveis motores e biocombustíveis. É uma relação onde todos ganham e evoluem, desenvolvendo novas soluções tecnológicas para o futuro”, disse François Sigot, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Estilo América Latina da Peugeot Citroën.

Com sede em instituição de pesquisa do Estado de São Paulo, o Centro terá apoio da FAPESP e da Peugeot Citroën por até dez anos para desenvolver projetos sobre motores de combustão interna, adaptados ou desenvolvidos especificamente para biocombustíveis e sobre a sustentabilidade dos biocombustíveis.

Esses temas incluem novas configurações de motores movidos a diferentes biocombustíveis, incluindo veículos híbridos, redução de consumo e de emissões de gases, e também o futuro, os impactos e a viabilidade econômica e ambiental de biocombustíveis. O aporte financeiro previsto para o período de apoio é de até R$ 1,6 milhão por ano.

“O acordo é significativo porque aproxima a pesquisa e o conhecimento da sua aplicação na área. A iniciativa associa a preocupação com o meio ambiente e energias renováveis com o potencial da competitividade do motor do futuro”, disse Celso Lafer, presidente da FAPESP.

“A equipe brasileira de pesquisa e desenvolvimento da Peugeot Citroën é referência mundial dentro de nosso grupo nas áreas de biocombustíveis e materiais verdes. Este acordo com a FAPESP contribuirá ainda mais para o desenvolvimento de nossos engenheiros e técnicos no Brasil e, ao mesmo tempo, nos dará a possibilidade de passar para outros pesquisadores nossas experiências, ajudando a enriquecer o patrimônio intelectual do país”, disse Carlos Gomes, presidente Brasil e América Latina da Peugeot Citroën.

O texto da chamada destaca que fator determinante para o sucesso do Centro de Pesquisa é a existência de uma equipe com composição balanceada entre pesquisadores principais, pesquisadores associados, pesquisadores visitantes, pós-doutores, estudantes de pós-graduação e de graduação e pessoal técnico de apoio, apoiada por serviços administrativos e de gestão de excelente qualidade.

A proposta para o Centro deve ter como núcleo um plano de pesquisa ousado, original e fortemente competitivo nacional e internacionalmente. O Centro deverá estar sediado em uma ou mais instituições de ensino superior e pesquisa ou instituições de pesquisa, públicas ou particulares sem fins lucrativos, no Estado de São Paulo.

Para o Centro selecionado, o financiamento será inicialmente concedido para um período de até quatro anos, podendo ser renovado, por decisão do Comitê Gestor da Cooperação FAPESP-Peugeot Citröen, no máximo por mais dois períodos de três anos.

Mais informações sobre o acordo e a chamada: www.fapesp.br/acordos-pcba

 


Página atualizada em 13/11/2012 - Publicada em 13/11/2012