Notícias

Escola São Paulo de Ciência Avançada tem 9ª chamada

Escola São Paulo de Ciência Avançada tem 9ª chamada Programa da FAPESP apoia a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada com professores e estudantes do Brasil e do exterior. Propostas serão recebidas até 5 de julho (FAPESP)

A FAPESP lança a nova chamada do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), que oferece recursos para a organização de cursos de curta duração em pesquisa avançada nas diferentes áreas do conhecimento no Estado de São Paulo.

Esta é a nona chamada da modalidade lançada em 2009. A partir de agora, as chamadas do programa terão periodicidade anual.

Além de contribuir para a formação dos participantes e para o avanço do conhecimento, espera-se que os eventos apoiados contribuam para dar visibilidade à pesquisa, aos programas de doutorado e a oportunidades para estágios de pós-doutorado no Estado de São Paulo, especialmente a candidatos de outros estados e países. 

Os professores que lecionarão as disciplinas nas ESPCA deverão ser cientistas de excelente qualificação e destaque em seus campos de pesquisa, incluindo-se cientistas estrangeiros convidados.

Cientistas com interesses profissionais comuns irão se reunir, por período de uma a duas semanas, promovendo intensa discussão e análise dos aspectos mais avançados em seus campos de pesquisa. Essas conferências oferecem os meios de disseminaçãode informação e idéias de uma forma que não poderia ser obtida através de canais usuais de comunicação como publicações científicas e apresentações em eventos científicos. 

Os estudantes participantes devem estar matriculados em cursos de graduação ou pós-graduação no Brasil ou exterior, sendo potenciais candidatos aos cursos de Mestrado, Doutorado ou a estágios de Pós-Doutorado em instituições de ensino superior e pesquisa no Estado de São Paulo. Também poderão ser aceitos alguns jovens doutores. 

Os estudantes selecionados para participar dos cursos terão oportunidade de apresentar, em sessões de pôsteres, os resultados de suas pesquisas, discutindo os progressos de seus resultados com os cientistas participantes.

Serão priorizadas na seleção propostas em temas não cobertos recentemente no programa ESPCA. 

Mais informações: www.fapesp.br/7535 


Página atualizada em 05/03/2013 - Publicada em 05/03/2013