Notícias

FAPESP e Academy of Finland lançam chamada de propostas em biodiversidade English version

FAPESP e Academy of Finland lançam chamada de propostas em biodiversidade Instituições destinarão até 6 milhões de euros para financiar pesquisas em biodiversidade e uso sustentável de recursos naturais (foto:BIOTA-FAPESP)

A FAPESP e a Academy of Finland (AKA) anunciam chamada de propostas para apoiar projetos de pesquisa conjuntos em biodiversidade e uso sustentável de recursos naturais. A chamada é a primeira no âmbito do acordo de cooperação entre as instituições.

O propósito da chamada de propostas é promover e reforçar a colaboração entre pesquisadores da Finlândia e do Estado de São Paulo.

A chamada está focada em seis áreas temáticas: Mapeamento de biodiversidade e monitoramento ambiental; Valoração da biodiversidade e dos serviços ecossistêmicos; Alterações nas paisagens continentais/litorâneas e biodiversidade; Proteção da biodiversidade em contraste com a prevenção de impactos ou compensação da biodiversidade; Informações operacionais necessárias para alcançar a sustentabilidade; Desafios institucionais para alcançar a sustentabilidade.

As propostas podem incluir uma ou mais dessas áreas temáticas. Iniciativas de mobilidade para apoiar as pesquisas são encorajadas. A FAPESP e a AKA destinarão um total de até 6 milhões de euros para apoiar os projetos selecionados.

As propostas devem incluir um plano conjunto escrito pelos pesquisadores da Finlândia e do Estado de São Paulo. No caso do Estado de São Paulo, os interessados devem submeter propostas nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular ou Auxílio à Pesquisa – Projeto Temático. Nos dois casos, a duração máxima do projeto selecionado será de 48 meses. Os pesquisadores finlandeses devem seguir os critérios de elegibilidade da AKA.

As propostas serão recebidas até 10 de junho de 2013.

A chamada está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/7626
 


Página atualizada em 22/04/2013 - Publicada em 18/04/2013