Notícias

Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Universidade Columbia abre seleção

Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Universidade Columbia abre seleção Programa visa destacar a atuação de professores e pesquisadores brasileiros de Ciências Humanas e Sociais (Un.Columbia)

Está aberto novo processo de seleção de bolsista para a Cátedra Dra. Ruth Cardoso na Universidade Columbia, em Nova York. O programa visa destacar a atuação de professores e pesquisadores brasileiros das áreas de Ciências Humanas e Sociais no meio universitário e de pesquisa dos Estados Unidos.

A iniciativa é uma parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com a Universidade Columbia e a Comissão para o Intercâmbio Educacional entre os Estados Unidos da América e o Brasil (Fulbright).

O programa honra a memória da professora Ruth Corrêa Leite Cardoso, ex-bolsista da Comissão Fulbright na Universidade Columbia em 1988 e personalidade de destacada atuação na cena acadêmica brasileira, em particular nas Ciências Humanas e Sociais.

A nova chamada de propostas prevê a concessão de uma bolsa, durante o ano acadêmico de 2014/2015 na Universidade Columbia, com duração de um semestre acadêmico (agosto 2014 – dezembro 2014) ou (janeiro 2015 – maio 2015), ou dois semestres acadêmicos (agosto 2014 – maio 2015).

A bolsa tem o valor mensal de US$ 5 mil. O selecionado também receberá auxílio instalação de US$ 2 mil, seguro-saúde e auxílio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta. Moradia no campus da Universidade Columbia, em apartamento de um dormitório ou equivalente, e acesso às instalações e serviços da Universidade são outros benefícios ao selecionado.

Dentre outros requisitos para inscrição, os candidatos devem ter concluído o doutorado até 31 de dezembro de 2004, possuir nacionalidade brasileira, não ter nacionalidade norte-americana e serem credenciados como docentes e orientadores em programa de pós-graduação reconhecido pela Capes.

Inscrições podem ser realizadas por meio de formulário em inglês disponível no site www.fulbright.org.br. O recebimento de candidaturas será aceito até o dia 31 de agosto de 2013.

O edital completo da chamada está disponível em: www.fapesp.br/7907
 


Página atualizada em 15/07/2013 - Publicada em 15/07/2013