Notícias

Ministro da Educação da Irlanda visita a FAPESP

Ministro da Educação da Irlanda visita a FAPESP Delegação chefiada por Ruairi Quinn se reúne com Celso Lafer para conversas sobre cooperação em pesquisa (foto:F.Cunha)

O presidente da FAPESP, Celso Lafer, e o diretor científico da Fundação, Carlos Henrique de Brito Cruz, receberam em 21 de outubro, uma delegação chefiada pelo ministro da Educação da Irlanda, Ruairi Quinn, para conversas sobre cooperação em pesquisa.

Participaram do encontro o embaixador da Irlanda no Brasil, Frank Sheridan, e representantes das agências governamentais Enterprise Ireland, que apoia a inovação e o desenvolvimento de empresas locais, e Education Ireland, voltada para atrair estudantes estrangeiros para a educação superior naquele país. Representantes do Departamento de Educação, do Trinity College, em Dublin, e do Programa Research Brazil Ireland (RBI), que promove a cooperação em pesquisa entre pesquisadores dos dois países, também estiveram presentes.

“A FAPESP está convencida da importância da interação entre pesquisadores de alto nível de qualquer parte do mundo, em todas as áreas do conhecimento, e dos bons resultados que a cooperação científica traz para o Estado de São Paulo”, disse Lafer.

Para o ministro Ruairi Quinn, “a ciência é um instrumento de promoção do desenvolvimento social e a Irlanda quer explorar possibilidades de avançar nessa área por meio da cooperação de longo prazo com o Brasil”.

Durante o encontro, Brito Cruz destacou os instrumentos da Fundação para a promoção da cooperação internacional. Entre eles estão oportunidades de apoio no âmbito dos Programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Escolas São Paulo de Ciência Avançada e São Paulo Excellence Chairs. Outras modalidades apresentadas são as bolsas de pós-doutorado, auxílios para participação em reuniões científicas e professores visitantes, além de estágios de curta duração para bolsistas da Fundação em todos os níveis.

A mobilidade entre pesquisadores dos dois países e a pesquisa em áreas como Tecnologia de Alimentos, Biomedicina, Ambiente, Saúde e Inovação estão entre os principais interesses para o estabelecimento de um acordo de cooperação em pesquisa com a FAPESP, segundo integrantes da delegação irlandesa.

“A expansão de uma forte rede existente entre pesquisadores da Irlanda e do Brasil pode trazer benefícios mútuos”, disse Mauro Ferreira, físico brasileiro ligado ao Trinity College.
 


Página atualizada em 22/10/2013 - Publicada em 22/10/2013