Notícias

Universidade Rikkyo discute acordo com a FAPESP

Universidade Rikkyo discute acordo com a FAPESP Biociências, física e psicologia são possíveis áreas para intercâmbio em pesquisa (foto:F.Cunha)

O reitor Tomoya Yoshioka da Universidade Rikkyo, em Tóquio, foi recebido no dia 4 de novembro pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, para iniciar entendimentos para a formalização de um acordo para cooperação em pesquisa entre as duas instituições.

Participaram do encontro o vice-presidente da FAPESP, Eduardo Moacyr Krieger, o diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz, o consultor em comunicação da presidência, Carlos Eduardo Lins da Silva, e o professor de direito da Universidade de São Paulo, Masato Ninomiya. Pela Universidade Rikkyo também estiveram presentes o professor Hiroaki Maruyama, da Faculdade de Artes, e Tatsuro Suzuki, assistente do reitor.

Os principais interesses por parte da Universidade Rikkyo são o intercâmbio de pesquisadores e a cooperação de cientistas do Estado de São Paulo e do Japão em projetos de pesquisa conjuntos. As áreas propostas inicialmente são biociências, física e psicologia, além de temas específicos como a emigração de japoneses para o Brasil e o próprio idioma japonês, um dos focos do Centro de Estudos Japoneses da Universidade.

Dos 20 mil estudantes de Rikkyo, cerca de 9 mil cursam Artes, Economia e Direito. A Universidade tem aproximadamente 3 mil professores, que atuam também nas escolas de Negócios, Ciências, Sociologia, Política, Turismo, Serviço Social e Psicologia.

Rikkyo é uma universidade particular, conhecida no Japão como “Universidade de São Paulo”, pois seus fundadores, no século 19, eram religiosos da Igreja Episcopal que escolheram esse santo como padroeiro e inspirador.

Nos dias 15 e 16 de março de 2013, a Universidade Rikkyo sediou o Japan-Brazil Symposium on Research Collaboration, organizado pela FAPESP e pela Sociedade Japonesa para Promoção da Ciência (JSPS).
 


Página atualizada em 05/11/2013 - Publicada em 05/11/2013