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FAPESP e Natura fecham acordo para criação de Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) e a Natura lançaram nesta terça-feira (26/11) uma Chamada de Propostas de Pesquisa para a criação de um Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano, como resultado do acordo de cooperação firmado na semana passada entre as duas instituições.

O futuro Centro será voltado para pesquisas nas áreas de neurociência, psicologia positiva, psicologia social, neuroimagem, neuropsicofisiologia, psicometria, estudos populacionais e longitudinais, modelagem e construção de indicadores matemáticos.

O objetivo das pesquisas será a estruturação de uma base sólida para a avaliação e promoção do bem-estar da população brasileira, estabelecendo marcadores científicos, com medição neurológica de percepção, atenção e memória a partir de uma avaliação cultural e de hábitos.

Inspirado nos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepids) apoiados pela FAPESP, o Centro em parceria com a Natura receberá aporte de recursos de até R$ 2 milhões por ano, por um prazo de dez anos, totalizando um investimento de R$ 20 milhões, compartilhado igualmente por ambas as instituições.

Ao longo do mesmo tempo, a previsão é de que um valor equivalente seja dispendido pela instituição que sediar o centro de pesquisas, em forma de salários e despesas operacionais.

Nesse período, serão apoiados projetos de pesquisa científica e tecnológica cooperativos, a serem desenvolvidos entre pesquisadores de instituições de ensino superior e de pesquisa públicas ou privadas, localizadas no Estado de São Paulo, e da Natura.

Para o diretor científico da FAPESP, Carlos Henrique de Brito Cruz, o modelo do Centro de Pesquisas levará ao desenvolvimento de pesquisas avançadas, com grande potencial de aplicação. “Esta Chamada de Propostas de Pesquisa resulta de um esforço conjunto da FAPESP e da Natura para estimular pesquisa avançada, internacionalmente competitiva. Inspirado no modelo dos Cepids, o centro de pesquisas que virá a ser selecionado deverá abrir espaço para a pesquisa científica na fronteira do conhecimento e, ao mesmo tempo, com resultados voltados para aplicações e inovação”, diz.

Para a elaboração da Chamada de Pesquisas foram considerados os resultados do Simpósio Internacional Integração Corpo-Mente-Meio, realizado em março de 2013 no auditório da FAPESP com o objetivo de abrir espaço para a discussão científica de temas contemporâneos nas áreas de neurociências e comportamento, epigenética e psicologia positiva.

Gerson Valença Pinto, vice-presidente de Inovação da Natura, afirma que as pesquisas desenvolvidas pela Natura estão intrinsicamente ligadas à comercialização de produtos e serviços voltados ao bem estar das pessoas. “A Natura é a primeira empresa brasileira com uma iniciativa nesta modalidade, o que demonstra sua visão e comprometimento com pesquisa e inovação, importantes pilares para a condução dos nossos negócios”.

Transferência de conhecimento

Todas as propostas de pesquisa para a criação do Centro deverão ser submetidas em inglês. O processo de avaliação deverá incluir entrevistas com o pesquisador responsável pela proposta, com sua equipe e dirigentes da instituição sede, além de visitas às sedes candidatas a receber o Centro. Ao final do processo da avaliação, a FAPESP e a Natura poderão recomendar ajustes em propostas ou mesmo a fusão de propostas.

De acordo com a Chamada de Pesquisas, a complexidade de problemas a serem pesquisados vai exigir uma abordagem interdisciplinar. Também será necessária uma interação contínua entre os membros das equipes escolhidas, para a consecução dos objetivos científicos, de transferência de conhecimento e de difusão dos resultados.

Para tanto, os projetos aprovados poderão beneficiar-se de programas da Fundação como o de Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE) e o de Pesquisas sobre Políticas Públicas da FAPESP (PPP). No caso de pequenas empresas que incorporem resultados de pesquisas conduzidas no Centro, elas poderão beneficiar-se do Programa de Inovação em Pequenas Empresas (PIPE).

Um dos objetivos do Centro de Pesquisa Aplicada em Bem-Estar e Comportamento Humano é que o resultado dos estudos desenvolvidos seja transferido para a sociedade. Isso inclui o setor empresarial e o setor não governamental, mas também o setor público.

Ainda não há definição sobre o local em que o Centro será instalado nem sobre qual instituição vai operá-lo. Isso será em decorrência das atividades de pesquisa, difusão e transferência de conhecimento a serem executadas.

Podem propor projetos pesquisa pesquisadores com título de doutor ou qualificação equivalente, com vínculo formalizado com uma instituição de pesquisa no Estado de São Paulo. Expressiva produção científica ou tecnológica e liderança demonstrada em projetos de pesquisa de grande porte são requisitos necessários. Experiência e competência comprovadas na área em que se insere o projeto também são consideradas fundamentais.

Para o Centro selecionado, o financiamento será inicialmente concedido por dois anos, podendo ser renovado por mais quatro períodos de dois anos. O prazo final para a apresentação de propostas é 14 de março de 2014. A divulgação dos projetos aprovados está programada para setembro de 2014.

Mais informações sobre a Chamada de Pesquisas estão disponíveis no endereço www.fapesp.br/8309

Sobre a FAPESP

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, FAPESP, é uma das principais agências brasileiras de fomento à pesquisa. Criada em 1962, tem como missão apoiar o avanço do conhecimento, a infraestrutura de pesquisa e a pesquisa com vista a aplicações, por meio de concessão de bolsas de estudo, no país e no exterior, e de auxílios a projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento. A FAPESP é mantida pela transferência de 1% das receitas tributárias do Estado de São Paulo.

Em 2012, o dispêndio da Fundação foi de R$ 1,035 bilhão para o apoio a projetos de pesquisa. Aproximadamente um terço de seu desembolso anual é destinado para a formação de pesquisadores por meio de bolsas. Mais de 50% são aplicados na pesquisa acadêmica, e 10% são investidos em pesquisas voltadas para a aplicação, em pequenas empresas ou em parcerias entre universidade e empresas, também para subsidiar a formulação de políticas públicas. Para mais informações, visite o site www.fapesp.br

Sobre a Natura

Fundada em 1969, a Natura é a maior fabricante brasileira de cosméticos e produtos de higiene e beleza e líder no setor de venda direta no Brasil, com uma receita líquida anual superior a R$ 6,3 bilhões. A companhia conta com quase 7 mil colaboradores, que atuam nas operações do Brasil, Argentina, Chile, México, Peru, Colômbia e França. A Natura acredita na inovação como um dos pilares para o alcance de um modelo de desenvolvimento sustentável.

No ano passado, destinou R$ 154 milhões em inovação e lançou 104 itens. Este investimento fez com que a empresa atingisse um índice de inovação, percentual da receita proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos, de 67,2%. Por conta da atuação consistente ao longo de anos num comportamento empresarial alinhado com a sustentabilidade, a Natura foi eleita, pelo segundo ano consecutivo, como a segunda empresa mais sustentável do mundo – e primeira do hemisfério sul – no ranking Global 100, da organização canadense Corporate Knights.

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