Chamadas de Propostas

FAPESP-Universidade de Michigan Chamada de Propostas 2014 English version

Chamada pública de propostas para intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de Doutorado no âmbito do Acordo de Cooperação Científica entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), Brasil e a Universidade de Michigan, EUA.

1. Objetivo

A FAPESP e a Universidade de Michigan tornam pública esta Chamada de Propostas e convidam pesquisadores vinculados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado de São Paulo, Brasil e à Universidade de Michigan, respectivamente, a apresentar propostas de pesquisa para o intercâmbio de pesquisadores e bolsistas de Doutorado entre o Estado de São Paulo e Estado de Michigan, EUA, nos termos e condições a seguir estabelecidos.

2. Elegibilidade

2.1 Elegibilidade para submissão de propostas no âmbito da presente Chamada:

2.2.1 Pela FAPESP:

a. Pesquisadores Responsáveis por auxílios à pesquisa FAPESP vigentes, nas modalidades Auxílio à Pesquisa – Regular, Projeto Temático, ou nos programas Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID), Programa de Melhoria do Ensino Público, Programa de Pesquisa em Políticas Públicas e Programa de Apoio à Pesquisa em Parceria para Inovação Tecnológica (PITE). Pesquisadores Principais de Projetos Temáticos, CEPIDs e PITEs vigentes também são elegíveis para a submissão de propostas.

b. A FAPESP só aceitará a submissão de uma proposta por pesquisador e por projeto de pesquisa vigente que tenha sido indicado como projeto relacionado para os fins desta Chamada.

c. Respeitado o cronograma desta Chamada de Propostas, o início previsto para o projeto de mobilidade deve ser no mínimo seis meses antes do término da vigência do projeto de pesquisa relacionado à proposta. A FAPESP poderá aceitar submissões nesta Chamada relacionadas a propostas de pesquisa que estejam em análise de mérito. Entretanto, caso a proposta ainda esteja em análise ou não tenha sido aprovada na época em que as propostas de mobilidade desta Chamada forem selecionadas, a proposta de mobilidade será cancelada.

2.1.2 Pela Universidade de Michigan:

Docentes que sejam professores assistentes, associados ou titulares, pesquisadores e cientistas ou membros do corpo clínico envolvidos em pesquisa.

2.2 Elegibilidade para as atividades de intercâmbio no âmbito da presente Chamada:

2.2.1 Pela FAPESP: são elegíveis os membros da equipe do Auxílio à Pesquisa relacionado, desde que previamente definidos no referido processo como:

a. Pesquisadores Responsáveis ou Principais;

b. Pesquisadores Associados vinculados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa no Estado de São Paulo.

(i) Os Pesquisadores Associados que forem bolsistas de pós-doutorado devem ter bolsa FAPESP vigente durante a missão de intercâmbio planejada;

c. Bolsistas de Doutorado, Mestrado e Iniciação Científica FAPESP, que devem ter bolsa vigente durante a missão de intercâmbio planejada.

2.2.2 Pela Universidade de Michigan:

Docentes que sejam professores assistentes, associados ou titulares, pesquisadores e cientistas ou membros do corpo clínico envolvidos em pesquisa.

2.2.3 As propostas devem incluir todos os nomes dos pesquisadores colaboradores do estado de São Paulo e da U-M e definir claramente os benefícios mútuos da colaboração.

2.2.4 Estudantes de graduação, de ambas as partes, envolvidos em projetos de pesquisa vigentes, podem participar das atividades no âmbito desta chamada. Sua participação só pode ser aceita se na proposta estiver claramente descrito que as missões pretendidas incluem igualmente Pesquisadores Responsáveis ou Principais do Estado de São Paulo e da U-M.

2.2.5 As propostas devem atender ao princípio da reciprocidade entre as Partes no que diz respeito às qualificações acadêmicas daqueles que participarão das atividades de intercâmbio.

3. Áreas do conhecimento:

Esta Chamada de Propostas é aberta a propostas de pesquisa nas seguintes áreas de conhecimento: medicina, ciências da saúde, ciências humanas e sociais, artes, ciências naturais, recursos naturais e meio ambiente, engenharia, cinesiologia e ciências da informação.

4. Cronograma

Anúncio da chamada pela FAPESP e Universidade de Michigan

30 de janeiro de 2014

Data limite para submissão das propostas

1º de abril de 2014

Divulgação dos resultados a partir de

15 de maio de 2014

5. Duração

A duração máxima de cada projeto é de 24 meses, improrrogáveis. As atividades de colaboração previstas neste projeto devem ter início atendendo o calendário de 2014

6. Financiamento

6.1 A FAPESP financiará em reais o equivalente a até US$10,000.00 (dez mil dólares) por proposta por ano e a Universidade de Michigan financiará até US$10,000.00 (dez mil dólares) por proposta por ano, pelo período de vigência estabelecido na concessão, para cobrir despesas de mobilidade, de acordo com as disposições da cláusula 3.4 do Acordo de Cooperação Científica estabelecido pelas Partes (www.fapesp.br/7215 e www.fapesp.br/en/7216).

6.2 A FAPESP concederá, para as solicitações aprovadas, recursos para viagens (passagens, seguro saúde e diárias para manutenção) de pesquisadores e bolsistas de Doutorado do Estado de São Paulo em missão científica na Universidade de Michigan, EUA, em acordo com o item 2.2.1.

6.3 A Universidade de Michigan concederá, para os projetos aprovados, recursos para viagens (passagens aéreas), seguro saúde e diárias para manutenção de pesquisadores e bolsistas de Doutorado dos EUA em missão científica no Estado de São Paulo, em acordo com o item 2.2.2.

7. Características das Propostas

A proposta, redigida em inglês, consiste em Projeto de Pesquisa único a ser submetido a ambas as Partes, além da documentação solicitada pelas Partes (FAPESP e Universidade de Michigan), nos termos e condições descritos a seguir. As atividades de intercâmbio a serem realizadas pelos pesquisadores e bolsistas de Doutorado de São Paulo devem estar relacionadas ao projeto de pesquisa em curso apoiado pela FAPESP.

7.1 Projeto de Pesquisa com o máximo de 5 (cinco) páginas de conteúdo científico, com uma cópia enviada para a Universidade de Michigan e outra cópia enviada à FAPESP, incluindo os seguintes itens:

7.1.1 Atividades de intercâmbio:

a. Descrição fundamentada das atividades de intercâmbio previstas, ressaltando a sua relevância;

b. Cronograma para cada missão de intercâmbio, considerando o limite de missões e recursos estabelecidos nesta Chamada;

c. Indicadores de desempenho para as atividades planejadas;

d. Descrição da contribuição de cada candidato para a missão, evidenciando sua qualificação para a realização das atividades previstas;

e. Ações previstas que potencializem o impacto do intercâmbio na Universidade de Michigan e na Instituição Sede no Estado de São Paulo, por meio, por exemplo, de seminários, cursos de curta duração e visitas a outras instituições que realizem atividades de pesquisa em áreas afins.

7.1.2 Resumo de uma página do projeto de pesquisa vigente apoiado pela FAPESP ao qual a proposta de mobilidade está relacionada, incluindo:

a. Resultados atuais e esperados;

b. Descrição das atividades do projeto que serão beneficiadas com as atividades de intercâmbio;

c. Descrição dos ganhos acadêmicos esperados para o projeto de pesquisa resultantes das atividades de intercâmbio propostas;

d. Descrição da infraestrutura e recursos financeiros disponíveis para o projeto de pesquisa, excluindo as despesas de mobilidade solicitadas nesta proposta.

7.2 Adicionalmente ao projeto de pesquisa acima referido, a proposta deve incluir os seguintes documentos:

7.2.1 Para a FAPESP:

a. Formulário de Submissão da Proposta;

b. Formulário de Cadastro dos Pesquisadores, preenchido pelo Pesquisador Responsável e por todos os candidatos às atividades de intercâmbio;

(i) Os candidatos às atividades de intercâmbio devem ser vinculados a Instituições de Ensino Superior e de Pesquisa do Estado de São Paulo.

c. Súmula Curricular do Pesquisador Responsável de cada uma das Partes e de todos os candidatos às atividades de intercâmbio (www.fapesp.br/5266);

d. Formulários de Orçamento ;

e. Planilha com os candidatos às missões de intercâmbio;

f. Termo de Compromisso firmado entre a Universidade de Michigan e a Instituição Sede do projeto no Estado de São Paulo, a qual o Pesquisador Responsável de São Paulo está vinculado, incluindo direitos de propriedade intelectual, confidencialidade e publicação, em observância às políticas de cada Parte. Este Termo não é obrigatório para a apresentação da proposta, mas nenhuma proposta aprovada será contratada antes da apresentação de cópia assinada do referido documento;

g. Para propostas relacionadas com auxílios PITE vigentes, o Pesquisador Responsável deve apresentar um Termo de Anuência da empresa parceira concordando com a submissão para esta Chamada de Propostas.

8. Apresentação das propostas

8.1 A proposta, conforme especificado no item 7 desta chamada, deve ser submetida dentro do prazo estipulado no item 4 desta chamada tanto à FAPESP pelo Pesquisador Responsável do Estado de São Paulo como à Universidade de Michigan pelo Pesquisador Responsável da U-M, EUA.

8.2 Nenhuma proposta será recebida após a data limite de submissão, assim como não serão aceitos adendos ou esclarecimentos, a não ser aqueles explícita e formalmente solicitados pela FAPESP ou U-M.

8.3 As submissões à FAPESP somente poderão ser aceitas em papel, enviadas via correios, para o seguinte endereço: Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa, CEP 05468-901 – São Paulo/SP, identificada com a “Chamada FAPESP/U-M 2014” no envelope. Somente as propostas com data de postagem carimbada pelos Correios dentro do prazo limite desta Chamada serão processadas.

8.4 As submissões à Universidade de Michigan somente poderão ser aceitas como um único documento em PDF via e-mail para: UM-FAPESP-Proposals@umich.edu.

8.5 As propostas apresentadas por quaisquer outros meios não serão aceitas. Submissões fora do prazo serão devolvidas.

9. Análise e seleção

9.1 Cada Parte irá selecionar as propostas de acordo com os seus próprios critérios. Somente as propostas aprovadas por ambas as Partes serão apoiadas.

9.2 As propostas serão pré-qualificadas e, posteriormente, analisadas ​​por meio de processo competitivo que avaliará o mérito e a relevância da proposta, a relação com o projeto vigente apoiado pela FAPESP, o potencial da proposta para alavancar novas oportunidades de financiamento e os objetivos da Universidade de Michigan.

9.3 Propostas que não atendam aos termos desta Chamada não serão qualificadas para análise de mérito.

10. Resultado da análise

Os resultados finais serão anunciados nas páginas da FAPESP (www.fapesp.br) e da Universidade de Michigan e por meio de comunicação ao Pesquisador Responsável.

11. Contrato dos projetos selecionados

11.1 Para a FAPESP

As propostas selecionadas serão objeto de Termo de Outorga (FAPESP) a ser assinado pelo Pesquisador Responsável e por representante da Instituição Sede. Nota: Não é necessário que Pesquisadores Responsáveis da Universidade de Michigan assinem o Termo de Outorga.

12. Cancelamento da concessão

A FAPESP pode cancelar o apoio financeiro se, durante o prazo de concessão, ocorrer um fato de gravidade suficiente para justificar o cancelamento, a critério do Diretor Científico, sem prejuízo de outras providências cabíveis.

13. Recursos e Informações sobre esta Chamada

13.1 O proponente que não impugnar os termos desta Chamada de Propostas até o segundo dia útil anterior ao prazo final estabelecido para a apresentação das propostas perderá o direito de fazê-lo. Não terá efeito o recurso apresentado por aquele que, tendo aceito os termos desta Chamada sem objeção, venha apontar, posteriormente ao julgamento, eventuais falhas ou imperfeições.

13.2 Todas as questões relacionadas à esta Chamada de Propostas devem ser direcionadas para:

a. FAPESP:
Dra. Regina Costa de Oliveira – Diretora de Área
E-mail: chamada_umichigan@fapesp.br

b. University of Michigan:
Professor James Paul Holloway
Vice Provost for Global and Engaged Education

 


Página atualizada em 30/01/2014 - Publicada em 30/01/2014