Notícias

FAPESP discute cooperação em pesquisa com o governo da Etiópia

FAPESP discute cooperação em pesquisa com o governo da Etiópia Eduardo Krieger, vice-presidente da FAPESP, e Demeke Mekonnen, vice-primeiro-ministro da Etiópia, durante encontro na Fundação

Demeke Mekonnen, vice-primeiro-ministro da Etiópia, chefiou uma Delegação de ministros e assessores do governo etíope em visita à FAPESP, em 11 de abril. O objetivo do encontro foi conhecer a política de apoio da Fundação no fomento à ciência, tecnologia e inovação no Estado de São Paulo para discutir as bases de uma possível cooperação em pesquisa.

As autoridades da Etiópia foram recebidas por Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente da FAPESP, Hernan Chaimovich, assessor técnico da Diretoria Científica, e Roberto Marcondes Cesar Júnior, Coordenador Adjunto das áreas de Ciências Exatas e Engenharias da Fundação.

Mekonnen foi acompanhado por Demitu Hambisa, ministra da Ciência e Tecnologia, Ahmed Abtew, ministro do Interior, Kaba Urgessa, ministro da Educação, Abry Ahmed, diretor do Science and Technology Information Center (STIC-Ethiopia), e Sinknesh Ejigu, embaixador da Etiópia no Brasil. Também fizeram parte da comitiva os assessores em Ciência e Tecnologia Solomon Getchew, Abdissa Yilma, Negash Tola, Stamm Andreas e Assefa Negussie.  

Em suas exposições, os professores Krieger e Chaimovich apresentaram o desempenho do fomento realizado pela FAPESP em São Paulo, as práticas para análise e seleção de propostas de pesquisa e os diferentes instrumentos disponíveis na Fundação para apoiar o desenvolvimento de projetos conjuntos.   

“Estamos abertos à discussão sobre como apoiar a cooperação entre grupos de pesquisas do Estado de São Paulo e da Etiópia por meio do estímulo à mobilidade de cientistas e o intercâmbio entre eles”, disse Krieger.

“Queremos aprender com o Brasil sobre como gerenciar avanços em ciência, tecnologia e inovação para implementar ações que possam transformar conhecimento em desenvolvimento, na Etiópia. Estamos muito satisfeitos com esta oportunidade de fortalecer a cooperação entre os dois países”, disse Mekonnen.

Algumas áreas de interesse de pesquisa na Etiópia são ambiente e sustentabilidade, recursos hídricos e educação. “Iniciamos a discussão de acordos de cooperação com diferentes instituições no Brasil, entre elas a Embrapa, que estão em fase de ratificação. Com a FAPESP, pretendemos estabelecer um acordo com base nas discussões de hoje, que será elaborado em conjunto com os ministérios envolvidos em atividades de pesquisa em nosso país”, informou o vice-primeiro-ministro.
 

Página atualizada em 11/04/2014 - Publicada em 11/04/2014