Notícias

Pesquisadores debatem sistemas energéticos para o futuro

Pesquisadores debatem sistemas energéticos para o futuro FAPESP e University of Birmingham realizam encontro com cientistas britânicos e do Estado de São Paulo com objetivo de estimular pesquisas colaborativas (foto: UoB)

A University of Birmingham e a FAPESP realizaram no dia 12 de maio, na sede da FAPESP, em São Paulo, o encontro “UK-Brazil interaction meeting on cooperation in future energy system innovation”.

O evento reuniu pesquisadores do Brasil e do Reino Unido com a proposta de identificar possíveis colaborações entre a University of Birmingham e universidades e institutos de pesquisas no Estado de São Paulo em áreas relacionadas a futuros sistemas energéticos.

FAPESP e a University of Birmingham mantêm desde 2011 um acordo de cooperação em todas as áreas de conhecimento, que visa ao desenvolvimento de projetos de pesquisa colaborativos, incluindo o intercâmbio de pesquisadores e alunos de pós-graduação. Duas chamadas foram lançadas no âmbito do acordo, em 2012 e 2013.

Celso Lafer, presidente da FAPESP, destacou na abertura do encontro a importância do acordo de cooperação com a University of Birmingham. “Esse acordo integra um esforço por meio do qual a FAPESP tem estimulado a internacionalização da pesquisa científica desenvolvida no Estado de São Paulo”, disse.

Em seguida, Andrew John Schofield, diretor da School of Physics and Astronomy da University of Birmingham, falou sobre a relevância da realização do encontro, ao permitir que cientistas brasileiros e britânicos possam se reunir e debater temas na fronteira do conhecimento.

“The UK´s Future energy system” foi o tema da primeira palestra, proferida por Jonathan Radcliffe, professor na School of Electronic, Electrical and Computer Engineering da University of Birmingham.

Gilberto Jannuzzi, coordenador do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e membro da coordenação do Programa FAPESP de Pesquisa sobre Mudanças Climáticas Globais falou sobre “UK-BR interaction meeting on cooperation in future energy system innovation: energy storage”.

“Energy storage and related developments” foi o tema da palestra do professor Richard Williams. “O armazenamento de energia não é uma alternativa, mas uma necessidade para o futuro”, disse.

“Research in Chemical Energy Storage”, por Susana Córdoba Torresi, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, “Brazilian hydro storage”, por Secundino Soares Filho, da Unicamp, e “Brazil ‘s experience and needs in Natural gas storage: research and regulation”, por Valdyr Gallo, também da Unicamp, foram as outras apresentações do encontro.

As apresentações, em PDF, estão disponíveis em: www.fapesp.br/8575
 


Página atualizada em 20/05/2014 - Publicada em 20/05/2014