Releases

BIOTA-FAPESP Educação debate Biodiversidade e Ciclagem de Nutrientes

O Programa de pesquisa sobre a biodiversidade da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (BIOTA-FAPESP) realiza em 25 de junho, a partir das 13h30, na sede da Fundação, a quinta e última edição do ciclo de conferências 2014 do BIOTA-FAPESP Educação.

No campo das relações entre biodiversidade e os serviços ecossistêmicos – tema do ciclo, o encontro vai apresentar três palestras com alguns dos avanços nos conhecimentos científicos relacionados às interações entre biodiversidade e a ciclagem de nutrientes. Essas interações envolvem aspectos como a manutenção da composição química da atmosfera e dos oceanos a partir de processos biogeoquímicos e das influências sofridas por processos bióticos dos ecossistemas.

A ciclagem contínua de cerca de 30 dos 90 elementos químicos que ocorrem na natureza é responsável direta pela vida na Terra. É a ciclagem desses elementos químicos nutrientes que regula o equilíbrio entre gás carbônico e oxigênio, além de influenciar na manutenção da camada de ozônio.

A disponibilidade desses elementos é também fator limitante para o crescimento dos organismos vivos. É desse processo de ciclagem e reciclagem que depende o crescimento da vegetação, bem como os elementos gasosos essenciais para a atmosfera e os cursos d’água, em todo o planeta.

A ciclagem de nutrientes, além de ajudar a manter o ar limpo e respirável, auxilia também na prevenção de doenças provocadas por questões ambientais, como o câncer de pele.

Na primeira palestra será abordado o tema “Estoques de nitrogênio nas florestas brasileiras”, pela professora Gabriela Bielefeld Nardoto, da Universidade de Brasília (UnB). Em seguida, será a vez da professora Simone Vieira, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (NEPAM/Unicamp), que vai falar sobre os “Estoques de carbono nas florestas brasileiras”. A última palestra, com o professor Plinio Barbosa de Camargo, do Centro de Energia Nuclear na Agricultura da Universidade de São Paulo (CENA/USP), será sobre “Carbono, nitrogênio e outros nutrientes em sistemas aquáticos”.

Voltado para a melhoria do ensino da ciência da biodiversidade, o programa é dirigido a alunos e professores do ensino médio, alunos de graduação e pesquisadores. A programação da quinta edição do ciclo de conferências do BIOTA-FAPESP Educação 2014 está disponível em www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes

Ciclo de Conferências BIOTA-FAPESP Educação 2014

Biodiversidade e Ciclagem de Nutrientes

Data e horário: 25 de junho, das 13h30 às 17h00

Local: Auditório da FAPESP - Rua Pio XI, 1500, Alto da Lapa

Programação: www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes

Inscrições: www.fapesp.br/eventos/biota_nutrientes/inscricao

Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação

Samuel Antenor / (11) 3838-4381

Fernando Cunha / (11) 3838-4151


Página atualizada em 20/10/2022 - Publicada em 16/06/2014