Notícias

King’s College e FAPESP discutem ampliação de colaboração em pesquisa

King’s College e FAPESP discutem ampliação de colaboração em pesquisa Delegação britânica foi chefiada por Joanna Newman, vice-reitora para assuntos internacionais (foto: Leandro Negro)

Uma delegação do King’s College London, do Reino Unido, visitou a FAPESP no dia 24 de julho, chefiada pela vice-reitora para assuntos internacionais, Joanna Newman, responsável pela estratégia de expansão internacional da universidade por meio de uma rede global de cooperação em pesquisa.

A delegação britânica foi recebida pelo presidente da FAPESP, Celso Lafer, pelo diretor-presidente do Conselho Técnico-Administrativo (CTA), José Arana Varela, e pelo diretor científico, Carlos Henrique de Brito Cruz.

O objetivo do encontro foi discutir possibilidades de aumentar a colaboração entre as duas instituições. Desde 2009, King’s College e FAPESP mantêm um acordo para cooperação científica e, nesse período, financiaram conjuntamente 26 projetos de pesquisa - nas áreas de Física, Medicina, Farmacologia, Engenharia, Geociências, entre outras -, selecionados em quatro chamadas de propostas.

Na chamada mais recente, foram aprovados quatro projetos, nas áreas de Matemática, Ciência da Computação, Medicina e Química, coordenados em São Paulo por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

“A expansão da ciência e da tecnologia demanda o apoio, a manutenção da capacidade de pesquisa e a divulgação ampla de seus resultados”, disse Lafer. “A pesquisa no ambiente globalizado não se limita a territórios, mas baseia-se em uma rede de pesquisadores interessados em compartilhar o conhecimento.”

Na reunião, Brito Cruz destacou instrumentos de fomento da FAPESP para incentivar a cooperação e trazer cientistas de outros países para instituições de pesquisa no Estado de São Paulo. “Queremos estimular oportunidades para que pesquisadores trabalhem juntos na preparação de propostas em resposta a chamadas. Esse esforço contribui para que a colaboração seja mais sustentável”, disse.

De acordo com o diretor científico da FAPESP, a colaboração existente pode ser ampliada em programas como: Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes, que cria oportunidades de trabalho para pesquisadores de grande potencial; Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), para a organização de cursos de curta duração sobre temas avançados, com potencial de atrair talentos científicos de qualquer lugar do mundo; e São Paulo Excellence Chair (SPEC), que oferece apoio para a permanência, em São Paulo, de pesquisadores de nível sênior em atividade no exterior, por 12 semanas por ano, ao longo de um período de três a cinco anos.

“Viemos à FAPESP porque estamos interessados nas possibilidades de ampliar a colaboração com a Fundação”, disse Joanna Newman. “Ficamos muito animados com as possibilidades discutidas hoje, e esperamos desenvolver brevemente uma proposta de organização conjunta de uma Escola São Paulo de Ciência Avançada, para trazer estudantes de doutorado para São Paulo já no próximo ano.”
 


Página atualizada em 25/07/2014 - Publicada em 25/07/2014