Eventos

Lucio Freitas

Lucio Freitas

Lucio Freitas possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de Brasília (1994) e doutorado em Microbiologia e Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo com Dr Sergio Schenkman (1999). De 1999 a 2003 atuou como postdoc no laboratório do Dr. Artur Scherf, no Institut Pasteur de Paris na área de variação antigênica de Plasmodium falciparum, o parasita causador da forma mais grave de malária humana.

Em 2005 assumiu a posição independente no Institut Pasteur Korea (IPK), onde seu grupo foi posteriormente promovido para Center for Neglected Diseases Drug Discovery (CND3). No CND3, o grupo de pesquisadores liderado por Lucio Freitas-Junior produziu diversos trabalhos em descoberta de drogas para doenças negligenciadas, destacando-se o desenvolvimento do primeiro ensaio de high throughput screening para Leishmaniose visceral.

De 2005 a 2013, período em que Lucio Freitas-Junior esteve liderando esta linha de pesquisa no IPK, mais de 1 milhão de pontos foram triados para descoberta de novas drogas para tratamento de leishmaniose, doença de Chagas, tripanosomíase africana, malária, dengue e chikungunya. Atualmente Lucio Freitas-Junior dedica-se à triagem continuada de novos compostos para doenças negligenciadas, bem como ao desenvolvimento, a partir de química médica e ensaios secundários in vitro e in vivo, de compostos selecionados em campanhas passadas.

Desde 2013, Lucio Freitas-Junior coordena o laboratório de Bioensaios e a screening facility do Laboratório Nacional de Biociências (LNBio), do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas.


Página atualizada em 23/10/2014 - Publicada em 23/10/2014