Notícias

Reitor da University of Toronto visita a FAPESP

Reitor da University of Toronto visita a FAPESP Meric Gertler (esq.) destaca que a cooperação com a FAPESP aprofunda as relações da universidade canadense com instituições de pesquisa em São Paulo (foto: Leandro Negro/FAPESP)

O reitor Meric Gertler, da University of Toronto (UT), esteve na sede FAPESP no dia 24 de outubro, quando foi recebido por Celso Lafer, presidente da Fundação.

A universidade canadense mantém com a FAPESP, desde 2011, um acordo de cooperação que também envolve a Universidade of Western Ontario. As instituições já lançaram uma chamada de propostas que selecionou cinco projetos colaborativos reunindo pesquisadores do Canadá e do Estado de São Paulo. Em setembro de 2014, FAPESP e UT ampliaram a cooperação ao assinar um segundo acordo.

Também estiveram presentes no encontro Judith Wolfson, vice-reitora de Relações Internacionais da UT, e Peter Lewis, vice-reitor de Pesquisa e Inovação da Universidade. Pela FAPESP, participaram Hernan Chaimovich, assessor especial da Diretoria Científica, e Carlos Eduardo Lins da Silva, consultor em Comunicação.

De acordo com Gertler, a cooperação com a FAPESP tem permitido o aprofundamento das relações da UT com instituições de pesquisa no Estado de São Paulo.

“Com base nos resultados do primeiro acordo, temos visto o aumento da atividade de pesquisa entre pesquisadores dos dois países e estamos ansiosos para intensificar essa colaboração no futuro”, disse. “A parceria com a FAPESP é fundamental para as conexões que a University of Toronto quer manter com as melhores universidades brasileiras.”

Lafer destacou que a colaboração internacional aumenta o potencial da FAPESP de contribuir e participar da melhoria no desempenho de instituições de pesquisa em São Paulo. "Nossa sintonia com a produção científica paulista nos permite cumprir um papel de articuladores na formação de redes de pesquisa”, disse. 

A delegação da UT incluiu 15 pesquisadores em áreas como química, engenharia e ciência política, que estão percorrendo universidades para conhecer projetos e grupos de pesquisa em São Paulo. O objetivo é desenvolver boas ideias para apresentação de novos projetos no âmbito do acordo de cooperação científica FAPESP-UT.
 


Página atualizada em 27/10/2014 - Publicada em 24/10/2014