Notícias

Ministro-presidente da Federação Valônia-Bruxelas visita a FAPESP

Ministro-presidente da Federação Valônia-Bruxelas visita a FAPESP A abertura de novas oportunidades de colaboração entre a Bélgica e o Estado de São Paulo foi discutida durante o encontro (foto: Leandro Negro)

A FAPESP recebeu, em 27 de maio, a visita de uma delegação com dez representantes da Federação Valônia-Bruxelas – região francófona da Bélgica, chefiada pelo ministro-presidente Rudy Demotte. O encontro discutiu o estímulo à cooperação científica internacional e a abertura de novas oportunidades de colaboração na área entre a Bélgica e o Estado de São Paulo, com apoio da Fundação e de organizações belgas.

Integraram a delegação Josef Smets, embaixador da Bélgica no Brasil; Didier Vanderhasselt, cônsul-geral em São Paulo; Serge Jaumain, vice-reitor da Universidade Livre de Bruxelas (ULB); Philippe Detheux, assessor do ministro Demotte; Duciella Tabbara, assessora do ministro; Hubert Goffinet, chefe da divisão de Pesquisa para Inovação do ministério; além de Julie Dumont, Alain Dankelman e Christine Favart, profissionais da Wallonie-Bruxelles International (WBI), organização pública que atua nas relações internacionais da Federação da Valônia-Bruxelas.

O grupo de autoridades de governo e de instituições de ensino, pesquisa e inovação da Bélgica foi recebido por Celso Lafer, presidente da FAPESP; Marie-Anne Van Sluys, coordenadora adjunta da área Ciências da Vida e do Programa FAPESP de Pesquisa em Bioenergia (BIOEN); Fernando Menezes, assessor técnico da Presidência; Regina Oliveira, gerente de área científica de Biologia, Agronomia e Veterinária; e Virginia Subiñas, assessora técnica da Diretoria Científica da Fundação.

“A ciência na diplomacia, a diplomacia para a ciência e a ciência para a diplomacia são três dimensões pelas quais a ciência está inserida na atual agenda internacional. A diplomacia para a ciência, empregada para facilitar acordos, está presente no processo de internacionalização conduzido na FAPESP, e enfatiza o papel da ciência na criação de oportunidades de cooperação internacional”, disse Lafer. 

A pauta do encontro incluiu o incentivo à apresentação de projetos em futuras Chamadas de Propostas no âmbito do Acordo de Cooperação assinado em 1º de outubro de 2013 pela FAPESP e a DGOEER (Direção-Geral Operacional de Economia, Emprego e Pesquisa do Serviço Público da Valônia). A segunda Chamada de Propostas no âmbito do acordo foi lançada em 12/03/2015, tendo como prazo final para apresentação de propostas o dia 29/05.

Também foram discutidos o avanço das negociações para um Acordo de Cooperação em Pesquisa da FAPESP com o Fundo da Pesquisa Científica (FNRS), que apoia pesquisa em instituições da Federação Valônia-Bruxelas, e o desenvolvimento do Acordo de Cooperação estabelecido em maio de 2014 pela Fundação e o G3, grupo formado pelas universidades francófonas de Montreal (Canadá), de Genebra (Suíça) e a ULB. 

“A parceria com a FAPESP valoriza nosso esforço para internacionalização da pesquisa, pois compartilhamos os mesmos objetivos. Estamos negociando progressivamente acordos para financiar projetos sobre temas nas Biociências, Ciências Humanas e em Biodiversidade, entre outros, que terão resultados aplicáveis à vida cotidiana, envolvendo a dimensão do bem-estar das pessoas”, disse o ministro Demotte. “Agora estamos formando um cluster de universidades de nossa região para aumentar as oportunidades de colaboração com a FAPESP”.

O ministro ainda propôs a realização em Bruxelas de uma FAPESP Week, seminário que a Fundação tem realizado desde 2011 em diversos países, com apoio de instituições locais, para promover a aproximação de cientistas.


Página atualizada em 28/05/2015 - Publicada em 28/05/2015