Chamadas de Propostas

Chamada de propostas FAPESP-FMCSV 2015 - Anexo 1

ANEXO I 

PROGRAMA SÃO PAULO PELA PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA

Descrição do Programa São Paulo Pela Primeiríssima Infância

O Programa São Paulo pela Primeiríssima Infância é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, em parceria com a FMCSV, municípios paulistas e ONGs para melhorar a qualidade do atendimento e cuidado às gestantes e às crianças até 3 anos. São objetivos do Programa: a elaboração e disseminação da Linha de Cuidado da Saúde da Criança, bem como a criação e disponibilização do Índice Paulista da Primeira Infância (em parceria com a Fundação SEADE), para todos os municípios do estado; apoio direto primeiramente à 41 municípios de 5 regiões para qualificação da atenção integral à Primeira Infância e; realização de Curso de Especialização em Desenvolvimento Infantil (em parceria com a Escola de Enfermagem da USP) para os profissionais das 5 regiões.

A metodologia do Programa é estruturada com base em quatro eixos estratégicos. São eles:

1. Apoio à governança

Estimular a criação e o fortalecimento de uma estrutura de governança local que favoreça o trabalho em rede, com articulação e sinergia de ações setoriais e intersetoriais para a construção de políticas públicas integradas, que priorizem a promoção do desenvolvimento infantil e garantam a institucionalização de uma prática social sustentável e de qualidade.

2. Desenvolvimento de capacidades

Capacitar os profissionais e qualificar o atendimento das gestantes e crianças de zero a três anos nos serviços de educação infantil, saúde e desenvolvimento social.

3. Mobilização comunitária

Sensibilizar, conscientizar e mobilizar as comunidades locais para a importância da atenção à primeiríssima infância para o desenvolvimento social, político, cultural e econômico do município.

4. Monitoramento e avaliação

Monitorar e avaliar as ações para corrigir falhas e adequar estratégias no decorrer do percurso, bem como para comparar o trabalho de atenção à criança pequena antes e depois da implantação do programa.

Até momento o Programa alcança os seguintes municípios [1]:

CGR de São Carlos: Descalvado, Dourado, Ibaté, Porto Ferreira, Ribeirão Bonito, São Carlos

CGR de Jundiaí : Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Várzea Paulista

CGR de Votuporanga : Álvares Florence, Américo de Campos, Cardoso, Cosmorama, Floreal, Gastão Vidigal, General Salgado, Macaubal, Magda, Monções, Nhandeara, Parisi, Pontes Gestal, Riolândia, Sebastianópolis do Sul, Valentim Gentil, Votuporanga

CGR de Itapeva: Apiaí, Barra do Chapéu, Itaoca, Itapirapuã Paulista, Ribeira.

CGR Litoral Norte: Caraguatatuba, Ilhabela, São Sebastião, Ubatuba
 


[1] As regiões de São Carlos, Jundiaí e Votuporanga já estão com o Programa implantado. As regiões de Itapeva e Litoral Norte estão em fase de implantação. Para mais informações sobre o Programa acesse o link: www.fmcsv.org.br/pt-br/o-que-fazemos/sao-paulo-pela-primeirissima-infancia/Paginas/default.aspx

 


Página atualizada em 10/09/2015 - Publicada em 10/09/2015