Coordenações

Euclides de Mesquita Neto English version

Euclides de Mesquita Neto

Coordenação Adjunta - Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa

Graduou-se em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Paraná,entre 1974 e 1978. Realizou mestrado em Engenharia Mecânica na Unicamp entre 1979 e 1981. Doutorou-se pelo Institut fuer Mechanik da Universidade de Hannover na República Federal da Alemanha em 1989, como bolsista do DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico).

É Professor Titular do Departamento de Mecânica Computacional (DMC) da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp, desde 2004.

Seus interesses de pesquisa estão centrados no desenvolvimento de métodos analíticos e numéricos para descrever a modelagem de propagação de ondas em meios ilimitados e em particular da interação dinâmica solo-estrutura.

Foi Chefe do Departamento de Mecânica Computacional da FEM por duas gestões. Foi coordenador dos Programas de Pós-Graduação da FEM-Unicamp. Entre 2009 e 2013 foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da Unicamp na gestão do Reitor Prof. Fernando Costa.

É membro do Comitê de Elasticidade da American Society of Civil Engineers (ASCE) e foi coordenador deste comitê no período 2013-2015. É bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq desde 1990.

Em 2008 iniciou atividades na Coordenação de Área Engenharias da Fapesp, migrando para a Coordenação Adjunta - Programas Especiais e Colaborações em Pesquisa. Neste papel, desde 2022 representa a FAPESP como Secretário Executivo do Global Research Council (GRC), organização virtual composta por agências de financiamento de ciência do mundo todo, dedicada a promover o compartilhamento de dados e melhores práticas.


Página atualizada em 17/11/2022 - Publicada em 15/09/2008