English version

Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparedness (GloPID-R)

Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparedness (GloPID-R)

A FAPESP também passou a integrar recentemente a Global Research Collaboration for Infectious Disease Preparedness (GloPID-R), rede de organizações que financiam pesquisas na área de doenças infecciosas que reúne 23 agências de fomento.

A GloPID-R visa unir esforços das agências de fomento em escala global de modo a facilitar respostas eficientes e em até 48 horas a surtos significativos de doenças infecciosas novas ou recorrentes com potencial de se tornar pandemias.

Entre os objetivos da rede estão: planejamento e investimento em pesquisa e inovação frente a epidemias e crises globais em saúde; facilitar o intercâmbio de informação; abordar desafios científicos, legais, éticos e financeiros; implementar uma abordagem de “Saúde Única” com estreita cooperação entre pesquisadores em saúde humana e animal; conectar redes de pesquisa em doenças infecciosas; e estabelecer uma agenda estratégica de respostas rápidas em pesquisa.

Entre os membros da rede estão a Direção Geral de Pesquisa e Inovação da Comissão Europeia, a African Academy of Sciences, a Bill & Melinda Gates Foundation, o Department of Health and Human Services dos Estados Unidos, o Canadian Institutes of Health Research e o Wellcome Trust do Reino Unido. Do Brasil, fazem parte também o Instituto Butantan e a Fundação Oswaldo Cruz.

GloPID-R: www.glopid-r.org