English version

FAPESP e NSF apoiarão pesquisas em biodiversidade

FAPESP e NSF apoiarão pesquisas em biodiversidade

Projetos selecionados reunirão pesquisadores de São Paulo e dos Estados Unidos por meio dos programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity (foto: BIOTA-FAPESP)

A FAPESP e a National Science Foundation (NSF), dos Estados Unidos, lançam uma nova chamada de propostas de pesquisa e convidam pesquisadores a submeter projetos de cooperação científica por meio de seus programas BIOTA e Dimensions of Biodiversity.

A seleção de propostas está baseada em uma chamada mais ampla, publicada anualmente pelo programa NSF Dimensions of Biodiversity, sempre lançada em parceria com outras agências de fomento, como a FAPESP.

São esperadas propostas que integrem as três dimensões da biodiversidade – Genética, Filogenética e Funcional. Abordagens inovadoras são encorajadas, de modo a acelerar a compreensão da interação dessas três dimensões. 

Na FAPESP, serão elegíveis pesquisadores associados a instituições de ensino superior e de pesquisa do Estado de São Paulo e que atendam aos critérios de elegibilidade das duas modalidades de financiamento oferecidas nessa oportunidade: Auxilio à Pesquisa – Projeto Temático e/ou Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes.

A chamada envolve uma etapa prévia de consulta de elegibilidade, a ser feita por e-mail até 4 de janeiro de 2018. Os pesquisadores pré-aprovados em termos de elegibilidade serão convidados a submeter propostas completas até 28 de fevereiro de 2018, por meio do SAGe (instruções serão disponibilizadas posteriormente).

A duração do projeto de pesquisa (em ambas modalidades) deve ser de cinco anos, com possibilidade de se prolongar por mais 12 meses, em condições excepcionais.

A chamada de propostas está disponível (em inglês) em: www.fapesp.br/biota/dimensions-NSF2018.

As chamadas de propostas anteriores lançadas por BIOTA-FAPESP e Dimensions of Biodiversity-NSF, com seus respectivos resultados, estão disponíveis em: www.fapesp.br/6516.