FAPESP e Finep apoiarão pesquisas em tecnologia assistiva

FAPESP e Finep apoiarão pesquisas em tecnologia assistiva

Instituições anunciam chamada de propostas para o desenvolvimento de produtos, processos e serviços em áreas como acessibilidade digital, órteses e próteses, reabilitação, lazer e transporte (foto: Léo Ramos / Pesquisa FAPESP)

A FAPESP e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) anunciam o lançamento de uma chamada de propostas para apoiar o desenvolvimento, por pequenas empresas paulistas, de produtos, processos e serviços inovadores em tecnologia assistiva.

As áreas temáticas da chamada incluem (mas não se restringem a) temas como: Recursos/ajudas técnicas para o dia-a-dia, Comunicação acessível, Acessibilidade digital, Sistemas de controle de ambiente, Acessibilidade arquitetônica/física, Inovações em Órteses e Próteses não implantáveis, Reabilitação, Atividade esportiva e lazer, Veículos/transporte.

São elegíveis como proponentes microempresas, empresas de pequeno porte e pequenas empresas brasileiras, sediadas no Estado de São Paulo, constituídas e ativas, no mínimo, doze meses antes ao lançamento do edital.

Serão empregados recursos orçamentários da FAPESP e de subvenção econômica (recursos não reembolsáveis) via MCTI/Finep/FNDCT.

Esta chamada oferece recursos para empresas que já tenham conduzido pesquisas que resultaram em produtos, processos e serviços inovadores no âmbito de projetos financiados pelo programa da FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE), Fase 1 ou Fase 2, ou em projetos equivalentes conduzidos com recursos de outras fontes.

O edital, de Fase 3, contemplará projetos que pretendam desenvolver os resultados das pesquisas anteriores, de modo que possam ser efetivamente inseridos no mercado.

As propostas serão inicialmente analisadas para enquadramento e deverão seguir as normas do PIPE, exceto quando menção em contrário especificada na chamada. 

Submissões serão recebidas via SAGe (www.fapesp.br/sage), até o dia 18 de maio de 2018.

A chamada está publicada em: www.fapesp.br/11554.