Notícias

FAPESP assina acordo com a Universidade Técnica de Munique

FAPESP assina acordo com a Universidade Técnica de Munique Cooperação inclui intercâmbio, pesquisas colaborativas e reuniões científicas bilaterais (foto: Felipe Maeda / FAPESP)

A cooperação entre pesquisadores do Estado de São Paulo e da Alemanha acaba de ganhar novo reforço. O motivo é assinatura de um memorando de entendimento nesta segunda-feira (19/03), na sede da FAPESP, por representantes da Fundação e da Universidade Técnica de Munique (TUM).

O documento prevê o intercâmbio, colaborações em pesquisa, reuniões científicas bilaterais, publicações acadêmicas e avaliação conjunta de projetos colaborativos entre pesquisadores das duas instituições por um prazo renovável de cinco anos.

Participaram da cerimônia Ana Santos Kühn, vice-presidente para recrutamento internacional de pesquisadores e programas de carreira e diretora geral do Instituto de Estudos Avançados da TUM e Sören Metz, diretor do escritório da TUM para a América Latina, sediado no Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH), em São Paulo. A FAPESP esteve representada por Eduardo Moacyr Krieger, vice-presidente, e Carlos Henrique de Brito Cruz, diretor científico.

“O interesse é estabelecer uma cooperação que seja sustentável ao longo de vários anos. Temos vários formatos de apoio que promovem a cooperação, como o apoio a projetos ou ao intercâmbio para elaboração de projetos por três ou quatro anos, o que é comum às instituições dos dois países, e que pode incluir pesquisa em diferentes temas”, disse Kühn.

“A FAPESP acredita que a cooperação internacional é importante para aumentar o conhecimento científico, a qualidade da pesquisa e promover o desenvolvimento econômico e social. A cooperação com instituições da Alemanha é prioritária para a FAPESP”, disse Krieger. 

Para Brito Cruz, o interesse da colaboração é apoiar propostas com base em ações institucionais, por meio da construção conjunta de projetos por pesquisadores. 

“Temos quatro chamadas de propostas [SPRINT] por ano para promover a mobilidade de pesquisadores e planejar a participação da TUM em projetos cooperativos. Muitos pesquisadores no Estado têm interesse em pesquisa de longo prazo sobre temas científicos mais ousados”, disse. 

Com orçamento anual acima de € 1,3 bilhão em 2015, a Universidade Técnica de Munique reúne 14 faculdades com mais de 40 mil alunos nas áreas de Ciências da Vida e nas engenharias Mecânica, Civil e Ambiental, entre outras. Mantém cerca de 1 mil acordos de cooperação em pesquisa com empresas e outros parceiros nos cinco continentes. 

 
 
 
 

 


Página atualizada em 19/03/2018 - Publicada em 19/03/2018